• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

pexels-photo-346796-min

4 dicas para desenvolver a autoconfiança durante a infância!

A autoconfiança é algo requisitado, principalmente pelos adultos em situações onde precisamos tomar uma decisão importante, tanto na vida pessoal quanto profissional. Mas a autoconfiança é importantíssima também para as crianças, porque ajudam a promover o desenvolvimento integral, garantindo um melhor aproveitamento na escola e nas relações pessoais.

Há quem naturalmente possui um perfil autoconfiante, porém, a maioria das crianças precisam ser estimulados pelos pais e educadores para se sentirem confiantes em suas ações diariamente. Confira a seguir algumas dicas para ajudar os pequenos a desenvolver a autoconfiança desde a primeira infância.

mi-pham-223464-min

1. Elabore uma rotina

 

Um dos primeiros passos para estimular a autoconfiança é criar atividades com horários definidos, que irão auxiliar a criança a se sentir mais segura, protegida e confiante, pois dessa forma ela estará no controle do seu pequeno universo. A rotina permite que a criança saiba a ordem em que as coisas acontecem, como por exemplo, primeiro tomar banho depois jantar.

Quando não existe uma rotina pré-estabelecida, a criança pode ficar ansiosa por não saber o que está por acontecer. Porém, se ela reconhece o que a espera, naturalmente se sentirá mais livre para brincar, crescer e aprender.

kids-girl-pencil-drawing-159823-min

 2. Permita que ele(a) resolva problemas

 

As crianças, todos os dias passam por situações que exigem que elas pensem e encontrem a melhor solução. Por isso, é importante estimular os pequenos a encontrarem, por si próprios, soluções. Isso irá desenvolver o pensamento crítico e a autoconfiança deles.

As famílias não devem resolver todos os problemas para eles, na tentativa de ajudá-los. A dica é guiar-los e apoiá-los em seus esforços, mesmo que eles não consigam resolver o problema. O sentimento de frustração também serve como uma oportunidade para desenvolver a confiança, competência e domínio.

1008-5801

3. Delegue responsabilidades

 

Quando o assunto é organização da casa, por exemplo, é importante que as crianças se sintam úteis, pois isso ajuda a aprimorar a confiança deles. É claro que cada tarefa deve estar de acordo com a faixa etária apropriada. Ajudar a alimentar o cachorro, organizar os brinquedos, regar as plantas, são exemplos de algumas atividades simples que representam um grande valor para eles.

pexels-photo-85599-min

4. Reconheça as conquistas e valorize as tentativas

 

Uma dica muito importante é reconhecer as conquistas alcançadas pelos pequenos, tanto em casa, quanto na escola. Se seu filho(a) aprendeu a amarrar o cadarço, por exemplo, isso é um importante aprendizado que deve ser reconhecido e valorizado pelos pais.

baby-baby-with-mom-mother-kiss-tenderness-67663-min

É necessário que a família parabenize o esforço da criança, mesmo quando o objetivo não for atingido. Caso ele(a) esteja aprendendo a andar de bicicleta, por exemplo, mas está com muitas dificuldades, é interessante os pais conversarem com ele(a) para encorajá-lo(a) a fazer novas tentativas, sempre enfatizando a importância de se manter confiante em tudo que se faz.

 

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário: