• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

Desafio-dos-101

Alunos da Amaral participam do Desafio dos 101 tiros de 100m

Com o objetivo de estimular seus alunos a superarem seus próprios limites dentro d’água, a Escola de Natação Amaral realizou, na última sexta-feira (10), o Desafio dos 101 tiros de 100m. Esta última etapa de 2014 completa um ciclo de três desafios; os dois anteriores foram realizados nos meses de julho (81 x 100m) e maio (61 x 100m) deste ano. 

Durante cerca de três horas, os alunos seguiam indo e vindo para completar uma distância total de 100 metros na piscina, sendo dada uma nova largada a cada dois minutos. Isso se repetiu 101 vezes!

Embora o cansaço aos poucos se fizesse presente em cada um, os atletas  não se deixaram desanimar. Ao som de músicas já tradicionais para agitar o ânimos da galera, como “Livin’ On A Prayer”, da banda Bon Jovi, eles permaneceram confiantes e determinados a completar a prova.

Se uma palavra pudesse definir os olhares orgulhosos daqueles que os observavam, esta seria, com toda a certeza, “Inspiração”. Inspiração não só para quem os assistia, de fora, mas para eles mesmos que, ao olharem uns para os outros e notarem tamanha motivação, só tinham um objetivo: se auto superar.

Se uma palavra pudesse definir os olhares orgulhosos daqueles que os observavam, esta seria, com toda a certeza, “Inspiração”

O apoio e torcida dos professores também foram essenciais para que eles persistissem a cada nova bateria que se iniciava. Durante as paradas para reidratação, por exemplo, lá estavam eles, com um copo de água na mão e suas palavras incentivo.

“A ideia é motivá-los para que eles sintam prazer em continuar com a natação, atividade que só traz benefícios. Por isso, procuramos fazer com que este seja um evento descontraído, junto aos amigos, em um ambiente confortável”, explica o professor Eduardo Von Zuben, de 22 anos, que durante cinco anos foi aluno da casa, antes de assumir a função que exerce desde 2011.   

Além disso, o preparo mental também é fundamental, visto que as repetições constantes de movimentos, ao longo da atividade, vão desgastar suas energias. A partir disso, a mente motivada do participante vai contribuir para que ele não desista e estimule seu corpo a continuar.

DESAFIO QUE ELEVA A AUTOESTIMA

Para o aluno Carlos Augusto, de 59 anos, os desafios da Amaral são uma possibilidade  do aluno provar a si mesmo que ele tem uma condição física muito boa. “Principalmente para aqueles que já possuem uma idades mais avançada”, comenta.

Augusto iniciou as aulas na Amaral em 1988. Na época, ele queria apenas praticar alguma atividade diferenciada, em prol de sua saúde. O resultado? Nunca mais parou. De lá para cá, conta que já participou de vários outros desafios e competições idealizados pela escola, e garante que os resultados trazem benefícios não só a sua saúde, mas também à mente.

“O mais gratificante não é você ganhar uma medalha ou uma boa colocação, mas, sim, você saber que está bem de saúde. Isso é prazeroso, aumenta nossa autoestima”, ressalta o atleta que também pratica travessias em mar aberto quando tem a oportunidade, o que reforça ainda mais mais sua paixão pela natação.

NADAR TAMBÉM EXIGE UM BOM PREPARO: FÍSICO E MENTAL

É importante que o aluno vá preparado fisicamente para o desafio. A orientação é que o participante se alimente bem antes da prova, e opte por refeições mais saudáveis. Também é necessário levar algo para se alimentar enquanto realiza a prova, afinal, ela tende a ser demorada. “Ele  pode levar barrinhas de cereais e isotônico para tomar, por exemplo, que vão dar um gás para que ele consiga fazer o exercício”, aconselha Von Zuben.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário:

Fale pelo Whats!