• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

5239428051_46e01bdd0c_b-min

Brincar ajuda no desenvolvimento dos bebês e crianças!

Brincar é muito importante para o crescimento social, emocional, físico e cognitivo das crianças. É como eles aprendem sobre seu corpo e o mundo em que vive.

Brincadeira não significa brinquedo

Brincar trata-se de qualquer atividade divertida, que envolva pessoas, objetos ou movimento, mas não necessariamente precisa ser um brinquedo.

33314882630_d71146c2ee_b-min

Um giz, uma folha de papel ou um papelão…o que para nós adultos, são simples objetos, aos olhos de uma criança podem se transformar em jogos emocionantes, amigos imaginários e aventuras. É brincando que as crianças aprendem a dar sentido ao mundo. Apesar de não parecer, brincar é coisa séria!

O importante não é ter brinquedos caros ou em grande número, mas sim brinquedos adequados que irão proporcionar diversas experiências lúdicas.

O desenvolvimento

Enquanto se diverte, a criança exercita o corpo, a imaginação e interage com o universo ao seu redor, transformando quaisquer objetos em brinquedos divertidíssimos. Uma simples bola, por exemplo, pode motivar, atrair, socializar, trabalha a coordenação motora, as habilidades corporais, os movimentos.

37531836641_b15f6f7437_b-min

As brincadeiras trabalham também a motricidade, ou seja, o andar, correr, subir, descer. Além disso, estimulam os 5 sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar, enriquecendo as descobertas das crianças.

Estímulos

Logo nas primeiras semanas de vida, já é possível brincar com o bebê. Passar um pano suave pelo corpo, olhar, conversar, cantar e contar histórias, são algumas maneiras de interagir com o bebê, estimulando seu desenvolvimento. Por isto, desde cedo a natação proporciona um excelente meio, muito rico em estímulos para os bebês, favorecendo assim à um excelente desenvolvimento desde pequeno.

Duração

Quando uma criança gosta de uma brincadeira, vai querer repeti-la várias vezes, o que não deve ser reprimido. Quando um bebê joga repetidamente os talheres no chão, está aprendendo sobre as leis da física.

O tempo que as crianças se conectam às brincadeiras também deve ser respeitado. Apesar de ser coisa séria, brincar não precisa ter a interferência constante de adultos. É importante que os pais participem com atenção e afeto, mas as crianças podem e devem também brincar livremente, sozinhas ou entre si. Assim, as crianças podem curtir esse momento tão espontâneo e alegre, ao mesmo tempo em que se desenvolvem fisicamente e emocionalmente.

Por serem tão importantes, esses momentos precisam ser valorizados por todos. A sociedade deve se empenhar para ter o maior número de espaços lúdicos possíveis, garantindo a toda criança o direito de brincar em ambientes adequados e seguros.

36862616453_b76069b2f8_b-min

Natação

“A água é velha conhecida como uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da criança. O bebê já é adaptado ao meio líquido na barriga da mãe, onde já começam a fazer movimentos”, diz a psicopedagoga Tânia Cristina Oliveira.

25839653665_3cb3398e66_b-min

A natação é uma excelente ferramenta para o melhor desenvolvimento da criança. Além de todos os benefícios que a natação proporciona, ela também pode ser considerada uma forma de diversão, e assim criar um ambiente estimulador para o aprendizado e desenvolvimento das funções cognitivas.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário:

Fale pelo Whats!