História da Natação em Curitiba

A Escola de Natação Amaral foi inaugurada no dia 7 de Julho de 1979. Iniciando suas atividades com uma piscina de 18 metros, com 4 raias, de profundidade variável e aquecida a uma temperatura de 30° C. Na época a Escola era um sonho que se realizava, após um período de economias e planejamento. No primeiro dia de atividades já percebemos a necessidade de ampliação e três meses após, inaugurávamos a segunda piscina somente para crianças de 04 a 06 anos (novembro/ 79).

 História da Natação em Curitiba

Nem imaginávamos o que viria a seguir; em 1980 foi construída a “Natação para Bebês – Célio Amaral” com uma estrutura voltada somente para bebês de 02 meses até 04 anos e em 1981 foi construída a quarta piscina, integrando um sistema único com a natação já estruturada em níveis por piscina e faixa etária. Atendíamos do bebê a terceira idade e começávamos a participar de competições. Em 1982 após um período de cursos na Central Michigan Univesity agregamos mais novidades em nosso planejamento: as aulas de salvamento aquático, desde os bebezinhos até os adultos, sempre no mês de novembro e algumas noções de hidroginástica como aquecimento nas aulas de natação.

Missão

natacao-antiga2.png

A Nossa Missão é: “FAZER PESSOAS FELIZES E COM SAÚDE.” Pode parecer algo muito abrangente, porém, é o que buscamos a todo o momento. O conceito de felicidade é bastante complexo e se confunde com momentos de alegria, euforia, satisfação, como também o de saúde, com bem-estar, disposição e energia.

Enfim o que procuramos é através de um trabalho estruturado em um planejamento minucioso, atender às necessidades do ser humano, através da atividade física adequada, comportamentos sociais, eventos e atitudes a fim de lhe proporcionar condições de saúde num sentido amplo.

A estrutura física da Escola, com piscinas especialmente construídas para cada faixa etária, com recursos edificados dentro de cada piscina, resultou em um trabalho facilitado, que, junto com a formação dos profissionais trouxe como conseqüência um desenvolvimento nas habilidades dos alunos o que despertou o gosto pela natação competitiva. Deste modo em 1984 inaugurávamos a quinta piscina, com 25 metros e 4 raias para permitir um trabalho de treinamento ainda melhor.

O sonho agora era a construção de uma piscina de 25m oficial, com 8 raias dentro dos requisitos exigidos pela Federação Internacional, o que aconteceu em 1990. A piscina foi inaugurada em pleno mês de julho com uma prova de TRIATLHON e a equipe de natação que até hoje compete na federação teve um lugar ampliado para seus treinamentos. A sétima piscina só foi construída em 1998 e é exclusiva para a atividade de hidroginástica.

Do mesmo modo que estrutura física nunca parou de ser melhorada e aperfeiçoada, a Escola foi desenvolvendo um trabalho de alta qualidade não só na área psicomotora como também nas áreas, cognitiva, afetiva, psico-social, utilitária, recreativa e competitiva, colocando-a dentro do conceito atual de centro de bem-estar e saúde.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather