Hidroginástica é só para idosos?

Hidroginástica é só para idosos?

A resposta é não. Sendo uma atividade física completa, na qual se trabalha todos os músculosdo corpo, além do cardiovascular, a hidroginástica é, sim, para todas as idades

“Temos uma diversidade bem grande de perfis de alunos, indo dos 20 aos 40, 80 anos”. Para desmistificar a ideia de que a hidroginástica é só para idosos, conversamos sobre o tema com

Felipe Gonçalves, professor da Escola de Natação Amaral. Ele nos contou num bate-papo exclusivo como funciona uma aula, quais são os materiais utilizados, os benefícios ao corpo e o porquê de ter se criado o estereótipo de que a hidroginástica é uma aula “sem impacto”.

Vamos começar falando sobre o perfil de aluno. Nas turmas da Amaral, hoje, qual a faixa etária presente?

Felipe – O perfil dos nossos alunos vai de 20 a 22, dos 40 aos 80 anos. Temos uma diversidade bem grande. É claro que os adultos são a grande maioria, mas isso é resultado do estereótipo criado de que a hidroginástica é só para idoso, porque o impacto é reduzido na água.

Entretanto, vale já ressaltar que é uma atividade extremamente exigente e forte.

Como funciona o plano de trabalho da aula? Quais exercícios são trabalhados?

Felipe – As aulas são bem completas. Digo isso, porque se trabalha força de membros superiores, inferiores, cardiovascular (aeróbico), abdominal; em suma, se trabalha o corpo inteiro tendo como aliada o prazer de se estar na água.

Bicicleta, cama elástica, degrau e vários materiais resistivos (como pesos) são utilizados para exigir o máximo do corpo, fazendo um trabalho de força e peso com a resistência da água – contra a gravidade. Não à toa conseguimos trabalhar grandes músculos, como na musculação, mas tendo como fator chave a resistência da água.

Além dos benefícios, como força e melhora no sistema cardiovascular, por que recomendar a hidroginástica?

Felipe – Primeiro, você está em um grupo de pessoas, o que promove um bom clima social, para novas amizades. O perfil é para quem não quer fazer atividade sozinho. Segundo, que nada equivale o contato com a água. Terceiro, que é extremamente animado, com música para estimular à atividade.

Os jovens ainda tem certo receio, porque preferem atividades físicas com mais exposição, que possibilita a paquera, como numa academia, por exemplo. Entretanto, para quem gosta de uma ambiente como o da Escola de Natação Amaral, que precisa buscar uma atividade que exige do corpo, mas com impacto reduzido pela água – ideal para quem tem problema no joelho, na coluna etc –, a hidroginástica é a atividade certa.

Hidroginástica emagrece? Qual a recomendação para tirar bom proveito desta atividade?

Felipe – A atividade física está muito aliada a uma alimentação saudável, e se você conseguir fazer a junção de ambas, a hidroginástica pode sim ajudar bastante no emagrecimento, com resultados concreto em cerca de 3 meses. Condicionamento físico e cardiovascular são os principais benefícios. E o gasto calórico varia de 400 a 600 por aula (45 minutos).

HIDROGINÁSTICA

Duração: 45 minutos

Aquecimento, seguido de um treino (série), aeróbico, localizado, resistência, fortalecimento, relaxamento.

Atividades que mais gostam: Bicicleta, pelo desafio de ser difícil. Abdominal, com material flutuante (macarrão). Exercícios de sustentação na água, pois exige esforço e vira uma brincadeira.

Temperatura da água: 31° em média, ideal para conseguir fazer uma atividade física forte sem ter tontura, náusea.

Número de alunos: 10 alunos, com turmas mistas, divididas por faixa etária e condições físicas parecidas dos alunos. Terceira idade tem turma própria.

Gasto calórico: Entre 400 e 600 calorias aula na média.

| Outros

Conheça as Modalidades Principais da Amaral Natação

Veja abaixo novas opções da Academia!

natacao