• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

2017_08 Budapest_promo-min

Mundial Masters de Natação em Budapeste

O Campeonato Mundial Master, acontecerá entre os dias 07 e 20 de agosto em Budapeste, na Hungria. Esse campeonato acontece a cada dois anos nas mesmas estruturas e piscinas que recebem o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da Fina. A competição conta com atletas masters de natação, águas abertas, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.

O Campeonato Mundial Master foi disputado pela primeira vez no Brasil em 1990 no Rio de Janeiro. Em 2015, ele foi integrado à programação do Mundial de Esportes Aquáticos. O Masters é disputado após o término das provas de natação da categoria absoluta, uma forma de integrar os atletas masters ao ambiente de um grande evento internacional e motivar também os nadadores de hoje que no futuro serão masters. O mundial começou com 1.000 participantes e já chegou a ter 12.000 em apenas uma competição. Os 4 principais objetivos deste evento são: Amizade, Compreensão, Participação e Competição.

Quem pode participar?

Para participar, você não precisa ser um atleta profissional, por isso o Masters é conhecido como o campeonato das pessoas normais. Muitas pessoas, que tem uma profissão, trabalham todos os dias, e tem uma rotina normal podem competir. O Campeonato Mundial Masters oferece essa possibilidade aos nadadores amadores, mas também é possível ver grandes nadadores, alguns ex-atletas olímpicos que mesmo com o avançar da idade continuam a nadar e fazer tempos invejáveis.

Como participar?

Todos podem fazer a inscrição para participar, mas somente irão pontuar no campeonato os atletas que fizerem um índice mínimo, que varia de acordo com a faixa etária, mas geralmente não é tão exigente quanto os índices de atletas profissionais.

Cada nadador arca com seus próprios custos, exceto aqueles que são patrocinados por marcas, que veem a natação como uma grande oportunidade para divulgar suas marcas. Os demais atletas que não tem patrocínio, como as viagens internacionais não costumam ser baratas, a ideia se programar antes para poder guardar dinheiro e bancar os custos. Caso essa não seja uma opção, você pode usar sua criatividade para juntar o dinheiro: fazer rifas, vaquinhas, pedir ajuda aos amigos e familiares, usar milhagem, etc.

Exemplos de participantes

A jornalista e atleta amadora Mayra Siqueira, que já disputou o campeonato em Montreal (2014), Kazan (2015) e irá a Budapeste este ano, afirma:  “É incrível! Não é para ter pressão, é divertido, clima de grupo, de amizade, você conhece gente do mundo inteiro e troca artigos, toucas, camisetas dos países. Você vê histórias incríveis de superação e você se coloca à prova da sua própria superação, mesmo sem ser profissional. O clima é muito leve. E isso vale muito a pena!”

Participação da Amaral

Célio Amaral, e Fernando Amaral participarão na semana do dia 15 de agosto a 19 de agosto do campeonato. Em breve mais novidades !

Em 2019, o Mundial que tem a natação como um dos esportes e na verdade congrega os Esportes Aquáticos (Natação, Águas Abertas, Saltos Ornamentais, Nado Sincronizado e Pólo Aquático), será realizado na Coréia da Sul. Se gostou, prepare-se !!!

O Célio Amaral participa dessa competição desde o 1º Mundial, que ocorreu em 1986 em Tóquio. Até hoje já participou de 15 Mundiais, e já ficou em entre os 3 melhores de todo o mundo em sua categoria, levando a medalha de prata para o Brasil.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário: