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O VERÃO ESTÁ CHEGANDO!

O verão está chegando e com ele, sol, praia, diversão. Mas e as atividades físicas?

Todos nós sabemos que em época de altas temperaturas, devemos sempre cuidar do nosso corpo, nos hidratar, usar protetor solar, entre outras. Além disso, essa estação nos propicia ainda mais a certas atividades. Vamos conhecê-las um pouco mais?

Natação

Uma das mais clássicas e antigas de todas, é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes, pois movimenta praticamente todos os músculos e articulações. A natação teve sua origem como uma forma de sobrevivência do homem, hoje em dia é considerada um meio de recreação ou esporte.

A natação proporciona diversos benefícios:

• Melhora o equilíbrio;

• Reduz problemas cardíacos;

• Recupera de lesões;

•  Melhora a flexibilidade;

• Proporciona pouco impacto;

• Melhora a respiração;

• Melhora a postura;

• Melhora a capacidade de raciocínio;

• Queima calorias;

• Aumenta a autoestima.

Entre as suas modalidades, podemos apontar alguns estilos:

Estilo crawl (Estilo livre)

O nadador escolhe o estilo que preferir. Compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Estilo costas

É praticado com as costas viradas para o fundo da piscina. Compete-se em distâncias de 100m e 200m.

Estilo bruços ou peito

O atleta nada de peito virado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, “puxando” a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. Compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.

Estilo mariposa ou borboleta

O nadador está também de peito virado para o fundo da piscina, rodando ambos os braços em simultâneo e batendo as pernas juntas. Compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.

Quem nada os quatro estilos, exercita todos os músculos do corpo.

Hidroginástica

A hidroginástica é a ginástica na água ! Um exercício físico em que os praticantes buscam melhorar a saúde física, perder peso e sair do sedentarismo, aproveitando as propriedades que só o exercício na água pode proporcionar. É muito indicado para pessoas com problemas de coluna e dores articulares, mas engana-se quem pensa que a atividade é limitada a pessoas da terceira idade. Todas as idades podem praticar!

Alguns de seus benefícios são:

• Aumenta a capacidade funcional dos sistemas respiratório e cardiovascular;

• É benéfico para o sistema músculo esquelético;

• Queima calorias;

• Aumenta o bem estar e a qualidade de vida;

• Melhora os aspectos físicos, emocionais, sociais.

Entre as suas modalidades, podemos citar algumas principais:

Hidro Jump

Realizada com mini trampolins (cama elástica) adaptados para a água.

Hidro Bike

Feita com bicicletas adaptadas para a água.

Deep Water

Feita com um cinto flutuador, que mantém o corpo sem encostar os pés no chão.

Hidro Mix

Hidro Jump, Hidro Bike, Deep Water e diversos materiais.

Nado Sincronizado

Por mesclar natação, ballet e ginástica artística e rítmica, trata-se de um esporte que, dentro de uma piscina, é realizada uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Reconhecido oficialmente como esporte olímpico em 1984, o nado sincronizado, além de exercitar o corpo todo, é considerado uma das mais belas entre as atividades de verão. É indicado para todas as idades.

Os benefícios do nado sincronizado são:

• Desenvolve o sistema cardiorrespiratório melhor que qualquer outra atividade física, pois é preciso aprender a ficar até um minuto;

• Queima aproximadamente 400 calorias por minuto;

• A parte do corpo mais exercitada é o abdômen;

• Desenvolve aspectos sociais, afetivos e a autoestima.

Surf

Um dos mais radicais dentre os esportes aquáticos, o surf consiste em flutuar sob as ondas com uma prancha. Com origem polinésia, é baseado na criatividade dos movimentos do atleta.

Os equipamentos principais para a prática desse esporte são a prancha (normalmente feitas de poliuretano, podem variar de tamanho – as maiores são chamadas longboards e as menores, funboards), o leash (corda presa ao calcanhar que liga o surfista à prancha) e parafina (material utilizado para melhorar a adesão da sola do pé na prancha).

As manobras mais conhecidas são: Rasgada, Aéreo, Cavada, Tubo, Cut Back e Floater.

Benefícios do Surf:

• Contato com a natureza;

• Condicionamento físico;

• Aumento da capacidade respiratória;

• Ganho de força, velocidade e potência;

• Melhor qualidade de vida.

Triathlon

O Triathlon é um esporte onde o atleta faz uma sequência sem interrupção de três modalidades: natação ciclismo e corrida. Há diversas distâncias, sendo a distância olímpica de cada modalidade: natação (1,5 km), ciclismo (40 km) e corrida (10 km). Realizado em locais abertos, em mares ou lagos, ruas e avenidas. Essa modalidade esportiva encontra-se em grande crescimento. É indicado para todas as idades.

Dentre todos os benefícios que a natação, ciclismo e corrida, podemos citar:

• Emagrece;

• Melhora o sistema cardiorrespiratório;

• Fortalece diversos grupos musculares e os ossos;

• Auxilia no ganho de força;

• Ajuda a prevenir e combater várias doenças relacionadas ao sedentarismo;

• Melhora a capacidade aeróbica.

Gostou? Então temos uma boa notícia pra você: A Amaral oferece todas essas atividades!

 

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