• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

Screen Shot 2017-06-14 at 09.37.01-min

Quer se preparar para chegar bem no Verão? A hora é agora!

O inverno está chegando, e juntamente com essa estação, vem o frio de Curitiba. Com o clima assim, é muito difícil ficar motivado com sua saúde e atividade física. Durante essa época mais fria, as pessoas naturalmente tendem a se exercitar menos, dando uma parada nos treinos.

Mesmo com as melhores intenções, é fácil hibernar no inverno. Manter o aquecimento do corpo alto faz você dormir mais e deixa você menos propenso a se mover. Se estiver muito frio, isso fará você querer comer mais para se aquecer e fazer menos coisas – uma hibernação humana!

Durante o inverno, o ar fica mais seco e o próprio frio faz uma vasoconstrição que dificulta a respiração. É nessa época também que os problemas de sma e bronquite se agravam. Para ativar a circulação e a troca gasosa, é importante a prática de exercícios físicos.

Então considere o seguinte.

Encontre a motivação

Boa notícia: Pesquisas da Universidade de Maastricht nos Países Baixos sugerem que, uma vez que você se aclimatou, exercitar no frio queima gordura mais rapidamente do que com as temperaturas mais confortáveis, porque os depósitos da chamada “gordura marrom” são ativados à medida que o corpo aprende a se manter mais quente, mais rápido. Então, o inverno pode até ser melhor para o controle de peso.

Em segundo lugar, o exercício é uma ótima maneira de combater a depressão do inverno. Estudos ligam o exercício à um melhor humor para pessoas com depressão e transtorno afetivo sazonal.

Exercícios no inverno

Praticar exercícios no inverno proporciona mais benefícios do que o exercício durante o resto do ano, porque ele responde especificamente às necessidades do nosso corpo nessa estação. Faça do exercício uma prioridade no inverno para garantir que você fique apto e saudável.

Natação

Quando realizada no inverno, a natação traz muitos benefícios para quem a pratica. Primeiramente, a facilidade de aquecimento dentro da água por ser praticada em piscina aquecida, onde você consegue manter um conforto térmico durante a prática, além de ser um ambiente controlado, onde a pessoa não fica exposta ao vento frio.

Há também um menor risco de lesões causadas pelo frio, ou melhor, pela falta de aquecimento em determinadas articulações. A termorregulação ocorre de maneira mais eficiente dentro da água do que fora dela.

A natação é o esporte mais indicado para pessoas com problemas respiratórios, como mencionamos no início da matéria. No entanto, os pais acabam tirando seus filhos da natação no inverno com medo que se resfriem. Porém, é justamento o contrário: a natação melhora, evita e aumenta o intervalo de crises respiratórias.

Como fazer exercícios no inverno

Você não tem certeza como se exercitar com segurança e conforto no clima frio? Aqui vão algumas dicas:

Planeje-se. Planejar suas sessões de exercícios antecipadamente, torna mais provável que você as faça. Se você estiver exercitando antes do trabalho, faça a transição da cama para fora de casa o mais suave o possível. Deixe a roupa de exercício separada na noite anterior, bem como sua bolsa de trabalho, sua roupa para o dia e seu café da manhã pós-treino.

Hidrate-se. As pessoas sentem menos sede quando está frio. Mas no inverno, há uma maior necessidade de hidratação, porque quando o corpo aquece o ar frio que inala, cria um vapor de água que é liberado quando expira. Certifique-se de beber líquidos à temperatura ambiente.

Prepare-se para o Verão

Se quer se preparar para chegar bem no Verão, a hora é agora! É no inverno que normalmente fazemos menos atividade física e nos alimentamos mais e com comida mais calórica.

Se você aproveitar a época para fazer o oposto, se exercitar mais (ou ao invés de parar, continuar) e ter uma boa alimentação, chegará no verão em ótima forma e astral!

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário: