• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

Screen Shot 2017-05-31 at 16.51.19-min

Você Sabe Por Que É Diferente Se Exercitar Na Água?

A água é um excelente meio para praticar exercícios por diversas razões. Não somente a natação, mas também outros exercícios na água te ajudarão a fortalecer a musculatura, queimar calorias e reduzir medidas. Mas você sabe porquê isso acontece?

Que a natação é um esporte completo você já deve saber. Isso porque trabalha diversos grupos musculares, deixando a estrutura corporal mais equilibrada. Inclusive, quando praticado em alto nível, a natação modela o corpo de forma uniforme, diferente de algumas modalidades que focam apenas em alguns músculos específicos.

Praticamente todas as atividades na água promovem um trabalho muscular completo. Quanto mais músculos estiverem envolvidos na atividade, maior será o gasto energético.

A resistência da água ajuda a tonificar os músculos

Quando você pratica esportes na água, a resistência da água ajuda a trabalhar e tonificar a maioria dos músculos do corpo, isso porque o meio líquido é 800 vezes mais denso que o ar, e a resistência da água é contínua. Com isso, é necessário fazer 14% mais força na água do que fazendo a mesma atividade fora dela.

A natação ajuda a perder peso, ganhar condicionamento físico, e acelerar o metabolismo

Essa resistência acaba contribuindo também para uma maior queima de calorias. Devido ao esforço empregado nas atividades na água, você aumenta também sua massa muscular e isso melhora o seu metabolismo. O grande benefício é que com um metabolismo mais acelerado, o gasto calórico continua mesmo após os exercícios.

Estudos mostram que ao se exercitar na água, a pessoa consegue atingir um gasto calórico 3 vezes maior que em um aparelho tradicional de ginástica.

Devido ao empuxo, as articulações sofrem menos impacto na água

As articulações acabam sofrendo bastante com os exercícios físicos, principalmente quando forem de alta intensidade e duração. Quanto menor o índice de impacto, melhor para a sua saúde motora.

Uma das melhores vantagens dos exercícios na água é justamente a redução do índice de impacto, pois a água, devido a flutuação, reduz o choque que seu corpo receberia em condições normais. Portanto, você consegue se exercitar por mais tempo sem correr o risco de sofrer lesões. Exatamente por isso, as atividades aquáticas são muito indicadas para idosos e pessoas com condições especiais.

Tem propriedades terapêuticas

Também devido à questão de redução do impacto, as atividades aquáticas são recomendadas para pessoas com problemas ósseos, articulares, sobrepeso, limitações físicas e aquelas que estão se recuperando de algum acidente ou lesão. A água além de facilitar os movimentos, ajuda a reduzir as dores.

São recomendadas para pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite, pois ajudam no combate ao problema respiratório.

Não tem limitação de idade

Os exercícios aquáticos podem ser praticados em qualquer fase da vida, claro que sempre respeitando o seu ritmo, condicionamento físico e saúde.

Em pouco tempo de prática, já é possível notar os benefícios. O American College of Sports Medicine mostrou que a natação promove melhorias no que diz respeito ao sistema nervoso central e funcionamento cognitivo.

As atividades promovem o bem-estar e são benéficas psicologicamente

Além de todos os benefícios que mencionamos, tanto para a saúde quanto para a estética, os exercícios aquáticos ajudam a combater a ansiedade, reduzir o estresse, melhorar o bem-estar, o humor, aumentar a motivação e disposição.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário: