10 motivos para fazer natação no inverno

Manter a regularidade nas aulas de natação é importante em qualquer época do ano, até mesmo no inverno! Isso porque quando o aluno decide dar aquela “pausa” nos treinos, todos os resultados para os quais ele tanto se dedicou, vão “por água abaixo”.

Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e bem-estar. E já que a motivação, ou melhor, a falta dela, é o que faz muita gente ficar embaixo das cobertas no frio, decidimos listar 10 motivos para você fazer natação no inverno, sem perder o ânimo! Confere aí:

CONTROLE DE PESO

A natação é um dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequência e intensidade do treino. Por isso, mesmo no inverno, época em que as pessoas tendem a comer mais e reduzir a prática de atividades físicas, o esporte é ideal.

CONDICIONAMENTO FÍSICO

Além de ajudar a perder gordura, a natação contribui para o fortalecimento dos músculos: abdômen, lombar, pernas, panturrilhas, costas e braços. Além disso, pelo fato da água ser 12 vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ele ganha mais resistência.

RESPIRAÇÃO

Com a chegada do frio, geralmente começam a surgir os problemas respiratórios, como gripe e resfriados, além de aumentar os sintomas de quem sofre com asma ou rinite. Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos torácicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

CORAÇÃO

Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração.  Desta forma, ele fica mais forte, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido à pressão da água.

GESTAÇÃO SAUDÁVEL

Para as futuras mamães, a regularidade é ainda mais importante. Afinal, as aulas de hidroginástica só têm benefícios a oferecer. Durante as atividades, é realizado um trabalho aeróbico para o fortalecimento de todos os grupos musculares, equilíbrio, alongamento e exercícios respiratórios que visam melhorar a circulação da gestante. Um sono mais tranquilo e melhoria na postura corporal também são benefícios trazidos pela realização da hidroginástica na gestação

DORES NAS COSTAS?

Se você é o tipo de pessoa que sofre com dores nas costas, saiba que a natação pode ajudar – e muito! – a aliviar este incômodo. Durante as aulas, você estará trabalhando para aliviar as dores musculares e melhorando as articulações e a musculatura, tornando-a mais enrijecida. Dentro da água é possível tirar um peso significativo da coluna, devido as propriedades do ambiente, livre de impacto. Assim, você ganha mais resistência e amplitude de movimentos. Além disso, a prática do exercício ajuda na saúde do coração.

REDUZ O RISCO DE DIABETES

Para diminuir os índices de diabetes, nada melhor do que os exercícios aeróbios. Um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2.

MELHORA DO COLESTEROL

Por ser uma atividade altamente aeróbia, cabe a natação conseguir balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom! Além disso, também consegue manter as nossas artérias saudáveis e renovadas.

NOITES BEM DORMIDAS

Em meio aos inúmeros benefícios que os exercícios físicos podem trazer aos praticantes, em termos de longevidade e bem-estar, um deles é o combate à insônia, que está muito associada ao stress do dia-a-dia.  Entretanto, para que haja sucesso, eles devem ser realizados de forma regular.

AUTOESTIMA ELEVADA!

Nadar libera a sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais. Investigadores da Universidade da Carolina do Sul seguiram 40.547 homens e mulheres, com idades entre 20 e 90 anos, durante 32 anos e descobriram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.

 

banner-footer

 

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral