Natação ajuda a definir o corpo?

Há quem diga que a melhor forma de alcançar um corpo definido é através da prática de musculação, porém essa é uma idéia equivocada. A natação está entre os esportes mais indicados por vários médicos, justamente por trabalhar com diversos músculos do corpo ao mesmo tempo. Além disso, é através da água que o nadador desenvolve resistência e flexibilidade suficiente para realizar movimentos fortes durante a prática da modalidade, o que faz aumentar sua força muscular.

Mas é claro, um bom desempenho depende da vários fatores. Um deles é a nutrição, base para qualquer atleta ou nadador que busca a definição corporal. A dieta de nadadores olímpicos, por exemplo, deve ser constituída de uma alimentação adequada antes, durante e após o treino, que também são detalhes essenciais. Porém, explicaremos de forma mais detalhada esses fatores em nosso próximo artigo, a partir de uma entrevista feita com a nutricionista Adriana Moura de Almeida, profissional parceira da Escola de Natação Amaral.

Você sabe quais são os outros fatores que determinam e colaboram para a definição corporal a partir da natação? Confira, a seguir.

Treinamento de força

Para a construção de músculos longos e fortes, é sempre recomendado por professores e treinadores o uso de objetos pesados a fim de preparar o corpo para competições durante todo o ano. Estes pesos são colocados tanto nos braços, quanto nas pernas, membros que auxiliam principalmente no impulso.

Como dito em outros artigos do nosso blog, conciliar a natação  com outros esportes, pode garantir que o objetivo seja alcançado muito mais rápido. É bem comum, inclusive, que atletas da natação pratiquem remo, futebol, tênis e, também, a musculação.

Foque na técnica e no ritmo

Se o objetivo é definir o corpo e ganhar massa muscular, é interessante escolher dentre os quatro estilos, o que mais lhe agrada. O freestyle é uma ótima opção para tonificar os músculos, já que o nado peito trabalha pernas e glúteos, enquanto o nado borboleta fortalece os membros superiores e o peitoral.

Diferença entre fortalecimento e ganho de massa

Outro fator que devemos lembrar é que há uma grande diferença entre fortalecimento e ganho de massa. Ou seja, você pode aumentar a sua força, tornar a sua musculatura fortalecida com a natação, mas sem ganho exagerado de massa muscular. Isso é algo que deve ser lembrado, principalmente por mulheres, que não querem ficar com medidas exageradas.

Em qualquer esporte, o fortalecimento muscular acontece quando o exercício está focado para quem não quer ganhar muita massa muscular, ou seja, apenas definir os músculos e ficar com tudo no lugar. Este tipo de treino procurado pelos idosos, que é um grupo que vem aumentando a cada dia e estão em busca de qualidade de vida. Além de ser muito importante para a saúde, principalmente para os ossos, pois eles se tornam mais resistentes a tensões que podem causar alguma fratura.

Já o ganho de massa magra, que pode ser chamado de hipertrofia, se diferencia do treino dado como exemplo acima, justamente porque o número de repetições deve ser muito maior, além da quantidade de vezes que o atleta realiza o esporte. E ainda, é preciso um conhecimento prévio desde o tipo de exercício, a angulação das articulações e principalmente conhecer quais os alimentos podem favorecer esse ganho de massa muscular.

Técnica

Não é mentira quando professores e treinadores dizem que, com a natação, é possível queimar até 700 kcal em uma hora. Entretanto, precisamos dizer que os detalhes fazem total diferença. A respiração correta, a técnica de nado alinhada…tudo influencia diretamente na definição corporal. Além disso, um dos principais pontos a serem lembrados é: mantenha uma frequência alta nas aulas. Todo e qualquer objetivo precisa respeitar a evolução gradativa do esporte e do próprio corpo.

É claro que, antes de iniciar qualquer esporte você deve consultar seu médico, fazer exames de rotina a fim de saber se pode ou não iniciar na natação.

Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre natação:

https://www.amaralnatacao.com.br/blog/

https://www.instagram.com/amaral_natacao/

https://www.facebook.com/natacaocuritiba/?fref=ts

 

× Agende a sua aula agora!
//]]>