TRAVESSIAS: CONFIRA ALGUMAS DICAS IMPORTANTES ANTES DE CAIR NA ÁGUA!

Bastante diferente das provas em piscinas, as travessias aquáticas oferecem um desafio muito maior aos atletas.

Afinal, a água está em constante movimento, devido as correntezas naturais, que seguem em direções determinadas pelas marés. Estes movimentos, por sua vez, podem estar ou não a favor do trajeto da prova.  Por isso, é preciso estar muito bem preparado – principalmente se for um iniciante – para evitar qualquer tipo de situação perigosa.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas importantes para que você aproveite ao máximo da prova, sem correm riscos. Confira:

 ANTES DA PROVA

DESCANSE BEM – É importante descansar muito bem durante a semana e, principalmente, na noite que antecedem o evento. Os treinos devem ser mais curtos, diminuindo um pouco o volume. Alguns nadadores costumam manter volumes altos e intensificar os treinos antes da prova, para não perder o condicionamento. No entanto, este é um grande erro, pois o corpo fica cansado para a competição. Por isso, opte por treinos mais leves na última semana – Afinal, você não vai perder o condicionamento físico em pouco dias de treinos mais curtos!

ALIMENTAÇÃO LEVE – Em dias de competições, procure manter sua rotina de alimentação sem alterações, evidenciando a ingestão de líquidos, como: leite, sucos, vitamina, etc. Além disso, no dia anterior, evite alimentação pesada ou de digestão prolongada, como carnes vermelhas, feijão, frutos do mar, entre outros.

USE O EQUIPAMENTO CERTO – Use trajes e óculos amaciados e não esqueça do protetor solar! Muitas vezes, o atleta prefere usar equipamentos novinhos, mas não vale a pena arriscar. Um único incomodo durante a prova, pode prejudicar o desempenho do atleta. Além disso, é importante ajustar bem os óculos, pois se eles soltarem ou deixarem entrar água, você vai precisar parar para arrumar – o que custará seu tempo.

CHEGUE COM ANTECEDÊNCIA – É fundamental chegar ao local da prova com antecedência, sabendo exatamente onde você vai retirar seu kit e o local de largada. Imprevistos de última hora podem vir a ocorrer, como pegar trânsito congestionado ou não achar uma vaga para estacionar. O atraso, por sua vez, gera ansiedade e pode comprometer seu desempenho.

AQUECIMENTO – Faça um breve aquecimento, nadando solto pelo menos uns 10 a 20% do tempo de duração da prova.

LARGAR EM UMA POSIÇÃO CONFORTÁVEL – A maioria dos atletas quer sair o mais perto possível da linha de largada, para não perder tempo no momento em que o congestionamento é maior. Mas, se você não for um nadador muito rápido, isso pode ser ruim. Afinal, é possível que te atropelem durante o percurso. Além disso, o tempo que se ganha na largada não é expressivo e, por isso, não vale a pena passar por este stress. Por isso, largue em uma posição confortável.

DURANTE A PROVA

NÃO SE ESFORCE DEMAIS LOGO DE INÍCIO – Se você começar a prova num rítimo acelerado, logo estará cansado. Por isso, o recomendado é sair sem muito esforço, aumentando o volume com o tempo e, até mesmo, se guardando para uma chegada mais forte.

PROCURE NADAR O MAIS RELAXADO POSSÍVEL – Procure relaxar os ombros e nadar o mais solto e alongado que puder, deixando o maior esforço para o final.

SAIBA QUANDO GANHAR VELOCIDADE – Nos trechos em que a oscilação da onda é pequena e a água está praticamente nivelada, aproveite para imprimir velocidade.

RESPIRE DA MANEIRA CERTA –  Respire sempre para o lado contrário ao das ondas, para evitar que você engula água e, consequentemente, prejudique seu desempenho.

CUIDADO COM OS OUTROS NADADORES – É muito comum o congestionamento de nadadores próximos às bóias e, por isso, você precisa ficar atento! Afinal, para contorná-las, muitos deles optam pela pernada do nado peito e pode acabar acertando quem estiver muito próximo.

SE TIVER CÃIBRAS, SAIBA O QUE FAZER – Se você vier a sentir cãibras durante a prova, mantenha a calma e alongue o músculo, flutuando de boca para cima com bastante ar nos pulmões.

SUPLEMENTAÇÃO (?) – Em evento de curta distância, não é necessária qualquer suplementação para repor a energia, afinal, a absorção por parte do organismo demora algum tempo. Daí tal ingestão não vai fazer qualquer diferença. No caso de provas mais longas, entretanto, quando ofereceram a bebida, o conselho é parar, beber e voltar à prova com energias renovadas.

APROVEITE AO MÁXIMO! – Por fim, a dica é aproveitar ao máximo a competição, relaxando sua mente e superando seus próprios limites. Ao final do trajeto, nade até seu braço tocar a areia e saia dando saltos contra as pequenas ondas até a superfície. Em seguida, comemore!

E não se esqueça de ingerir líquidos e frutas, para se reidratar, após um breve descanso.

 

A seguir, confira o calendário das próximas Travessias e não deixe de participar!

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