8 DE ABRIL, DIA DA NATAÇÃO

No dia 8 de abril é comemorado o Dia Nacional da Natação. Essa data foi criada para incentivar e promover a prática do esporte. Como todos já sabem, esse esporte é excelente para a saúde e é considerado o mais completo de todos, isso porque movimenta e estimula todos os músculos do corpo!

Atualmente, a natação é um dos esportes mais praticados no Brasil !

História

Essa prática é quase tão antiga quanto a existência humana. Em tempos primitivos, a natação era um meio de sobrevivência para os homens que precisavam fugir de animais e também era usada para sustentar os humanos que caçavam em rios, lagos, e no mar para se alimentar.

Embora os índios já nadassem em águas brasileiras há muito tempo, a natação somente foi reconhecida no Brasil como um esporte oficial em 1897, sendo realizado o 1º Campeonato Brasileiro de Natação no ano seguinte.

Natação como esporte olímpico

Desde os seus primórdios, a natação passou por diversas mudanças até ter seus estilos definidos e se tornar um esporte oficialmente. A primeira competição oficial aconteceu em 1858 na Austrália.

Em 1896, a natação entrou nas edições dos Jogos de Atenas, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Nessa ocasião, foram disputadas apenas 3 provas que aconteceram no mar: 100m livre, 500m livre e 1.200m livre.

A estreia da primeira equipe de natação em uma olimpíada foi em 1920 na Antuérpia, mas o primeiro nadador brasileiro a subir ao pódio só atingiu esse feito 32 anos depois. Isso aconteceu em 1952 nas olimpíadas de Helsinki, onde o nadador Tetsuo Okamoto ganhou medalha de bronze nos 1500m livre. Na história feminina em olimpíadas, 1912 foi o ano marcante para as mulheres, que puderam finalmente competir. Não podemos deixar de mencionar também a participação de Maria Lenk, que foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932. A atleta continuou nadando e competindo até seus 92 anos.

A natação brasileira foi se desenvolvendo a cada ano e tem conquistado muitas vitórias, destacando-se no cenário mundial.

Beneficios

A natação traz diversos benefícios para seus praticantes, como já mencionamos em matéria no blog “Natação, 10 Benefícios Que você Não Sabia“. O fortalecimento do coração, melhora na respiração e nas articulações, aumento da autoestima, redução de peso, fortalecimento muscular e melhor alongamento são alguns dos benefícios desse esporte.

Em 1 hora de prática de natação em ritmo moderado você pode perder cerca de 500 calorias! Mas é claro que para que haja uma perda de peso constante, você precisa aliar o exercício com uma dieta balanceada.

A natação é muito indicada para aqueles que têm problemas respiratórios, como asma e bronquite, pois fortalece os músculos torácicos, ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Além disso, esse esporte pode ser praticado durante a vida todo, desde os primeiros meses de vida até a velhice.

Nadar é uma delícia e faz muito bem para a saúde. Venha nadar na Amaral! Entre em contato pelo nosso site ou pelo telefone (41) 3335-4343 para agendar uma aula experimental gratuita. Estamos esperando você!

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral