Motivação: O que leva as pessoas a praticar atividades físicas?

Você já parou para pensar o que estimula as pessoas a se manterem ativas fisicamente?

A motivação para prática de qualquer esporte depende de vários fatores, dentre eles a personalidade, facilidades, expectativas, interesses e influências sociais.

Um consenso encontrado dentre as inúmeras motivações é fazer algo que alie prazer, satisfação e saúde, praticar um exercício que você se identifique e se sinta bem. Por isso, é aconselhável experimentar várias opções de atividades, e escolher a que proporciona mais prazer e que motive, de forma voluntária e agradável, não como uma obrigação.

Na natação, um esporte extremamente técnico, a motivação é muito importante para obtenção de bons resultados. Isso porque uma baixa motivação prejudica o aprendizado, o que, consequentemente, acarretará em um mal desempenho. E quando não há bons resultados o desânimo pode aparecer, desmotivando e levando até a desistência da prática do esporte.

No entanto, a prática da natação exige muito mais do que somente motivação. O ambiente onde é realizado o exercício e o professor são fatores determinantes para a satisfação e desempenho, sem falar dos colegas de aula, saúde, espírito competitivo, etc.

É possível perceber que os nadadores adultos têm suas motivações relacionadas ao meio social, a saúde, ao prazer e ao objetivo de superação.

“A atividade física praticada dessa forma, como a natação, traz inúmeros benefícios, não somente para o corpo, mas para a qualidade de vida da pessoa como um todo”, afirma Fernando Amaral, da Escola de Natação Amaral.

Confira 10 dicas que motivam e funcionam tanto para quem quer começar quanto para já tem uma rotina de exercícios e quer mantê-la:

  1. Escolha um exercício que você divirta-se enquanto pratica, isso dá um incentivo grande para praticar novamente;
  2.  Tenha metas! Por exemplo, se você gostaria de emagrecer, tenha sempre a vista a imagem de alguém com um corpo parecido com o que você deseja;
  3.  Se auto recompense! Após cada meta atingida estabeleça uma forma de gratificação;
  4. Faça do exercício físico um momento para cuidar de si mesmo. Pode ser um ótimo momento para você pensar na vida, ter ideias, solucionar problemas, etc;
  5. Acompanhe seu crescimento desde o início. Conte as calorias perdidas a cada exercício, compare medidas do seu corpo, anote os seus tempos, distância percorrida, como é o caso da Natação, etc. Observar seu progresso e resultados é uma das formas que dá mais resultados para quem quer se manter motivado;
  6. Participe de torneios, maratonas, festivais, travessias e outras formas de desafios. Essas competições propiciam mais motivação para treinar, você sempre irá querer melhorar seus resultados;
  7. Fique por dentro de assuntos sobre saúde e bem estar.
  8. Ler sobre incentiva a pratica, pois quanto mais se conhece sobre algo, mais prazeroso será praticar. Saber histórias de outras pessoas que se superaram na vida também inspira;
  9. Quando estiver estressado faça exercícios. A sensação de descarga de adrenalina é muito boa, irá fazer você relaxar e querer senti-la novamente;
  10. Socialize com pessoas que têm o mesmo objetivo e metas que você. Isso ajuda a motivar-se, pois praticar exercícios junto com outra pessoa dá ânimo a ambos;
  11. Lembre-se o quão bom é ter a satisfação e sensação de bem estar depois de ter praticado exercícios.
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