Escola de Natação Amaral completou 37 anos!

No dia primeiro de agosto, a Escola de Natação Amaral comemorou mais um ano de história. Seus 37 anos foram celebrados com todos os profissionais envolvidos, mas é claro que o nosso blog não poderia ficar sem esse registro.

Caso você ainda não tenha visto, nosso site possui um espaço especial para a história da Amaral, com algumas fotos bem interessantes. Entretanto, essa data não poderia passar em branco sem um depoimento e histórias inéditas de Célio Amaral, fundador da única escola com sete piscinas em Curitiba (PR). Confira.

Como tudo começou

“A escola começou suas atividades em 1979, mas em 1977 já tinha um projeto de construção que foi aprovado pela prefeitura. Nessa época eu trabalhava no Clube do Golfinho e saí de lá justamente para fazer a escola.

A primeira piscina a ser construída foi a de 18 metros. Me perguntam o porquê dela ter sido a primeira. Eu trabalho com competição há muito tempo…em 1967 eu substitui um professor no Clube Curitibano, trabalhei com a escola técnica, foram 20 anos de vida acadêmica como professor de educação física. Nesse meio tempo sonhava com algumas coisas em termos ideais, não só comerciais. A idéia era fazer uma escola, não uma academia.

Uma escola não se preocupa apenas com o ato motor, ou seja, o fato da pessoa se movimentar de uma determinada forma na piscina, não era só aprender a nadar, era aprender a ser um cidadão, uma pessoa educada…uma série de coisas que colocamos dentro de um planejamento.

Focamos em uma parte psicomotora que é a de aprendizagem da natação, uma utilitária que é de salvamento e a social porque embora seja um esporte individual, formam-se grupos maravilhosos. E outras como a de lazer e competição.

Quando eu estava na faculdade disse que ia fazer uma escola onde eu possa ensinar as pessoas a nadar e que eu possa colocar todos esses aspectos para formar um indivíduo melhor pra sociedade, com mais saúde, com mais disposição e bem-estar.”

Segunda etapa

“A partir da primeira piscina que foi inaugurada em agosto de 1979, já no primeiro momento de aula que eu trabalhei com adultos e logo em seguida com crianças, disse para o professor que estava me auxiliando que nós precisávamos construir rapidamente outra piscina. Três meses depois estava funcionando a número 2.

No ano seguinte, eu queria trabalhar com uma faixa etária menor. Então, em 1980 nós começamos o trabalho com bebês. Quando fomos trabalhando com cada uma das piscinas que foram sendo construídas, cada uma tinha um objetivo: atender as necessidades da população que vinha utilizando.

Todas as piscinas são adaptadas a idade, isso também vale para os vestiários. Tudo foi pensado de acordo com o desenvolvimento da criança. Nosso objetivo era integrar as sete piscinas num conjunto que pudéssemos trabalhar com os bebês até as pessoas de mais idade.”

Resultados positivos

“De lá pra cá participamos de diversas competições. Há ainda outros alunos que saíram daqui, e hoje estão nas olimpíadas, bem como em disputas mundiais. Viajei para mais de 50 países e em nenhum lugar encontrei uma estrutura como a Amaral tem.

A nossa missão é: fazer pessoas felizes e com saúde. Temos alunos aqui que fazem aula há 37 anos, ou seja, agora nosso objetivo é apenas otimizar as instalações e estar constantemente renovando”.

Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre natação:

https://www.amaralnatacao.com.br/blog/

https://www.instagram.com/amaral_natacao/

https://www.facebook.com/natacaocuritiba/?fref=ts

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral