Saúde: Como efetivamente cumprir suas metas de 2016

natacao amaral

Se em 2015 essa tarefa não foi tão fácil assim ou se conseguiu cumprir parcialmente suas metas relacionadas à saúde, saiba que você não está sozinho. A maioria das pessoas acabam se comprometendo com objetivos inalcançáveis, o que já é o primeiro erro para a falta de efetividade.

Por isso, que tal realmente mudar esse cenário e conseguir bater suas metas de 2016, com foco em ter um vida saudável e corpo em forma?

Primeiramente, estabeleça quais são as metas que deseja alcançar. Parece superficial dizer isso, mas a grande maioria das pessoas não tem clareza sobre o que realmente deseja. Uma reflexão verdadeira sobre o tema, pode ser decisória.

Não se esqueça que as suas metas, diferentemente dos objetivos, estão relacionadas ao cumprimento num determinado espaço de tempo. Em seguida, planeje, ou seja, pense em como você pode alcançá-la dentro do tempo estipulado ou até antes.

A hora é agora!

Elencamos 04 dicas que são fundamentais para quem deseja efetivamente ter um 2016 saudável.

Dica 1: A importância do foco

Seja em uma dieta rigorosa ou não, tenha foco e determinação. É importante começar uma tarefa e ir até o final, sem desviar o olhar do objetivo final.

Tenha em mente a seguinte pergunta: “Qual é a ÚNICA coisa, que ao fazer, as demais se tornam mais fáceis ou até desnecessárias?” Essa sugestão é do livro “A Única Coisa”, best-seller recente, número 1 da lista do Wall Street Journal, dos autores Gary Keller e Jay Papasan.

Utilizando desta pergunta, e tendo sua meta definida, você pode ir mais a fundo ainda, pra ter foco e determinação. Olha só:

definicao de objeticos para o agora

Por fim, faça lembretes e deixe recados, como lista de tarefas diárias, um cartaz no quarto ou na porta da geladeira, entre outros. Isso pode ajudar e muito a manter o foco.

Dica 2: Se puder, comprometa-se com alguém ou publicamente

Quando você decide iniciar na natação sozinho, por exemplo, está muito mais sujeito a faltas, pela falta de hábito ou por bater aquela preguiça. Entretanto, quando você faz o esporte junto com a família ou com algum amigo a chance de se manter ativo aumenta muito! Isso, inclusive, é comprovado com pesquisas que apontam o comprometimento público como algo de muito valor para o alcance de metas.

Se comprometa com alguém, ok?

Dica 3: Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis

Esteja atento ao que precisa melhorar: evite adiar tarefas e sabotar refeições. Se deseja emagrecer, por exemplo, esclareça essa meta na sua mente: quantos quilos quer perder? Em quanto tempo? Fazendo qual esporte? Vai frequentar um nutricionista ou um nutrólogo para saber o que é mais ideal para você?

Em suma, busque ser o mais específico na hora de estabelecer sua meta relacionada à saúde. Por exemplo: quero nadar três vezes por semana, a partir de fevereiro, para diminuir meu percentual de gordura de 25% para 18% e melhorar meu condicionamento físico, conseguindo nadar 1000 m, 2000 m, ou nadar uma travessia.

Dica 4: Motivação

Em uma pesquisa científica, notou-se que anotar as metas diárias ajuda a se automotivar. Então, anote em um bloco tudo o que de bom aconteceu no dia, como um elogio, um trabalho que ficou ótimo, uma atividade nova que aprendeu, os exercícios físicos realizados e as sensações boas sentidas após o treino.

Existem aplicativos para celular que podem dar um bom empurrão nisso, ajudando a construir hábitos e se mantendo motivado. Um exemplo, é o Rewire. Você decide o novo hábito que deseja e dia a dia ele vai perguntando se foi executado.

Se seu desejo é fazer natação todo dia, por exemplo, e você começa na segunda, vai na terça, depois quarta, a chance de não ir na quinta, vendo que o ciclo do hábito está se formando, é bem menor. Olha a imagem:

habitos

Natação ajuda na minha saúde?

Segundo Fernando Amaral, professor da Escola de Natação Amaral, “este esporte é o mais completo quando se pensa em qualidade vida, pois o resultado é visto em pouco tempo e os benefícios são muitos”.

Para explicar um pouco mais sobre este esporte, vamos listar nove benefícios que vão te convencer de que a natação é a melhor opção:

1 – Não tem impacto;

2 – Ajuda a perder peso e a ganhar massa muscular;

3 – Melhora a postura;

4 – Melhora a capacidade aeróbica;

5 – Promove a circulação;

6 – A água é um ambiente extremamente prazeroso e motivante ;

7 – Ajuda na recuperação de lesões;

8 – É para todas as idades;

9 – Requer maior gasto de energia.

Você pode incluir a natação em diversos tipos de metas, como:  nadar uma travessia, aprender os 4 estilos, participar de uma competição de piscina (onde há uma diversidade de provas, estilos e distâncias), fazer novos amigos, aprender a nadar para aproveitar viagens onde o mar ou piscinas sejam um atrativo, como forma de se preparar para outros esportes aquáticos (surf, caiaque, remo, vela, windsurf, kitesurf, triathlon”, entre outros.

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral