• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

Screen Shot 2018-08-20 at 14.27.25-min

A importância das atividades aquáticas na terceira idade

O nosso corpo é o instrumento de vida e comunicação, que permite que a gente se expresse e se relacione com o mundo à nossa volta. Portanto, nada mais justo que a gente cuide bem dele!

Por isso resolvemos explicar sobre a importância e os benefícios das atividades aquáticas para nesta faixa etária. Confira!

Envelhecimento

O envelhecimento traz diversas transformações no corpo do idoso. A diminuição do desempenho físico talvez seja a maior mudança (ou mais perceptível). Isso porque na terceira idade o organismo já não é como antes, o corpo já não é tão flexível e os movimentos não são tão ágeis. As articulações perdem mobilidade e elasticidade, as lesões degenerativas são mais comuns, o pulmão tem seu peso reduzido, a capacidade do coração diminui, a pressão se eleva, diminuindo a circulação sanguínea, entre outros efeitos.

A diminuição da força muscular é o que está mais ligado com a independência funcional dos idosos. Ao mesmo tempo que o sedentarismo (como fator agregado) tem consequências muito negativas para a saúde. Segundo pesquisas, o idoso tem perda de até 5% da capacidade física a cada 10 anos, e tem possibilidade de recuperar 10% dessa capacidade através de atividades físicas adequadas.

Atividades físicas

As atividades físicas oferecem importantes benefícios à população da terceira idade, tais como, a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, entre outros benefícios, proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas.

Screen Shot 2018-08-20 at 14.36.45-min

Atividades físicas no meio aquático

As atividades mais recomendadas por médicos para essa faixa etária são os exercícios na água: a hidroginástica e a natação. O meio aquático é um espaço prazeroso para a realização das atividades físicas.

Atividades aquáticas como a natação e a hidroginástica, trazem como principais benefícios o fortalecimento dos músculos e a melhoria do sistema respiratório, além de terem como vantagem o impacto reduzido devido à água. Nadar é um exercício aeróbico que protege as articulações e trabalha o fluxo sanguíneo.

Benefícios das atividades aquáticas

Screen Shot 2018-08-20 at 14.37.22-min

A prática de uma atividade física, no meio aquático torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida devido aos vários benefícios que ela oferece, como:

• Auxilia na correção postural, conhecimento corporal e equilíbrio. Boa atitude corporal (pressão hidrostática).

• Auxilia o retorno venoso (pressão hidrostática).

• Auxilia a reeducação respiratória (pressão hidrostática).

• Melhora as qualidades e capacidades físicas, bem como o condicionamento físico geral, aeróbicas e musculares (resistência da água).

• Desenvolvendo a boa forma física, proporciona ao indivíduo uma aparência saudável e jovial, diminuindo as probabilidades de doenças.

• Proporciona ao indivíduo maior capacidade de resistência ao stress.

• Auxilia no relaxamento (flutuação, turbulência e temperatura – efeito massageador) (GONÇALVES, 1996).

Hidroginástica

A hidroginástica é o exercício ideal para aqueles que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose, pois na água são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto.

A hidroginástica é uma atividade perfeita para as necessidades dos idosos e sem qualquer contra indicação. Os exercícios na água propiciam um ambiente de alegria, descontração e prazer, que aproveita a resistência da água como sobrecarga, fortalecendo a musculatura, que é de essencial importância para os idosos.

A resistência natural da água multiplica o esforço exigido em um movimento, por mais simples que seja. Ao mesmo tempo em que, segundo as leis da física, a água responde na mesma intensidade a uma força aplicada sobre ela, ou seja, a resistência oferecida pela água vai ser proporcional a força do movimento. Isso permite que qualquer pessoa possa fazer, independente do seu nível de condicionamento físico.

A prática da hidroginástica é capaz de promover modificações morfológicas, sociais e fisiológicas, melhorando as funções orgânicas e psíquicas.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário: