• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

bigstock-Female-Doctor-Arms-Make-Medic--233065480-min

A importância do exame médico antes de realizar atividades físicas

A decisão de praticar uma atividade física é o primeiro passo para se ter uma vida mais saudável, e consequentemente uma boa forma, mas para isso é preciso tomar algumas precauções. Antes de começar qualquer atividade, é recomendado fazer exames médicos e físicos para evitar possíveis problemas com a saúde.

Importância dos exames

Destacamos a importância do exame físico em todas as idades, pois através dele é possível identificar doenças comuns, como hipertensão arterial, doenças valvares cardíacas e doenças pulmonares, etc.

Seja qual for o seu perfil, a avaliação clínica pré-participação (ACPP) é essencial, pois por meio do exame médico podem ser avaliados sintomas ou outras condições clínicas para as quais seja necessário fazer alguma recomendação especial para a prática de exercícios. Assim como um remédio, a atividade física também deve ter sua dose baseada nas limitações o objetivos de cada um, otimizando assim os benefícios e minimizando os riscos.

Alertamos também para a necessidade de se fazer o eletrocardiograma em crianças e adolescentes que vão iniciar a prática esportiva ou que têm histórico de doença cardiovascular na família.

Riscos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 mil pessoas morrem de doenças do coração no Brasil a cada ano. De acordo com especialistas, cerca de 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento médicos adequados.

O que é avaliado

Através de uma consulta, são avaliados sua saúde, seus hábitos, seu condicionamento físico, o histórico de doenças na família e a possibilidade de você vir a ter algum problema de saúde. As consequências de pular essa etapa podem ser sérias, desde lesões até o agravamento de alguma condição clínica.

É também a partir dos exames que serão determinadas a intensidade, periodicidade e frequência de cada exercício/treino.

Prevenção

Lembramos que os exames médicos são uma forma de prevenção, pois fazem um tipo de rastreamento para descobrir qualquer possível alteração que possa limitar a atividade física.

Aproveitamos para lembrar a todos que nos dias 12 e 13 de Abril, a Amaral estará disponibilizando os exames médicos no local a todos que desejarem.

 

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário:

Fale pelo Whats!