• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

maria-lenk

Natação e Longevidade, a história de Maria Lenk

A natação sempre foi a vida de Maria Lenk. Conheça mais sobre essa lenda do esporte brasileiro, que sempre buscou nas piscinas o segredo da longevidade

A natação está sempre relacionada a qualidade de vida, saúde e bem-estar, já que atividade física e saúde andam lado a lado. Essa relação se torna nítida ao buscarmos a biografia de ex-nadadadores profissionais, que mantiveram os hábitos de nadar mesmo após encerrarem a carreira.

A grande nadadora brasileira Maria Lenk foi um grande exemplo de longevidade ligada ao bem-estar. Ela nadou até os últimos dias de sua vida, e faleceu apenas aos 92 anos.

Quem foi Maria Lenk?

Maria Emma Hulga Lenk Ziegler foi a primeira brasileira a estabelecer um recorde mundial na natação. Além disso, deu ao seu clube, o Flamengo, várias medalhas na modalidade. Ela é a única brasileira que está no hall da fama da natação.

Logevidade

Em 1942 ela deixou a carreira de atleta profissional e passou a lecionar educação física, na Escola Nacional de Educação Física, no Rio de Janeiro. Em agosto de 2000, Maria Lenk disputou, na Alemanha, o campeonato mundial de natação, em uma categoria especial para atletas entre 85 e 90 anos. Ela voltou da Alemanha com nada mais nada menos que 5 medalhas de ouro! Isso mostra toda a força de vontade e a vitalidade de nossa campeã.

Passou três anos pesquisando sobre a relação entre longevidade e esporte, até que em 2003 lançou seu livro “Longevidade e Esporte”, onde relata seus estudos sobre os benefícios que trás a saúde ao longo da vida.

Em 2007, Maria Lenk faleceu, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após se exercitar pela manhã, no Flamengo, como fez por toda sua vida.

Em seu livro, Lenk fala sobre a importância da prática esportiva para a longevidade. Ela demonstra, com dados demográficos, que a população de idosos está crescendo rapidamente e que o plano de vida desses idosos deve ser revisto. A cada dia, a expectativa de vida aumenta, e os que há alguns anos eram considerados “velhos”, hoje são jovens e tem muita energia para gastar.

Logevidade

Como professora de educação física, a ex-nadadora fala, com propriedade, sobre as melhores dietas para os idosos que planejam ter uma vida longa e saudável. A escritora descreve os torneios das categorias master e todos os cuidados especiais que esses atletas precisam ter.

Para concluir, a nadadora fala sobre os grandes atletas de idade mais avançada, os tratando como “os verdadeiros heróis e heroínas”.

A Escola de Natação Amaral está junto com atletas como Maria Lenk, que acreditam que não existe idade para praticar exercícios e ter uma vida feliz e saudável.

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário:

Fale pelo Whats!