10 Regras de Etiqueta na Natação

Todo esporte tem suas próprias regras de etiqueta, até mesmo os esportes mais individuais. Na natação, não é diferente! Provavelmente você já dividiu ou terá que dividir a raia com outras pessoas, pois a piscina não é exclusiva. Confira abaixo uma lista de 10 regras que você deve seguir quando for praticar natação:

1. Entre na água de forma discreta: Esta regra deve ser seguida principalmente se você não estiver sozinho na piscina. Entrar de forma brusca na água, pode além de assustar os outros nadadores, tirar a concentração deles.

2. Apresente-se ao seu companheiro(a) de raia: Antes de começar seu treino, procure se apresentar para a pessoa e se você estiver com dúvidas, já esclarecê-las.

3. Não nade no meio da raia: Se a piscina estiver cheia, você provavelmente precisará dividir sua raia, então faça isso de maneira correta, respeitando o limite de espaço de cada um. A regra é nadar sempre pelo lado direito, se fizer o rodízio, ou em linha reta se cada um dividir a raia para ir e voltar cada um em sua metade.

4. Estabeleça um sistema de rodízio: Normalmente se vai pelo lado direito e volta pelo lado esquerdo, porém alinhe isso com seus companheiros de raia antes de nadar, principalmente se houverem mais de 2 nadadores. E atenção nas viradas para fazê-las de forma a evitar o choque com quem está vindo atrás.

5. Divida a raia com alguém do seu nível: Procure escolher alguém que nade mais ou menos na mesma velocidade que você, pois se dividir a raia com alguém mais rápido ou mais lento poderá aborrecê-los.

6. Estabeleça regras de ultrapassagem quando necessário: Se não conseguir se encaixar em alguma raia com nadadores do seu nível, pré-estabeleça protocolos de ultrapassagem para que não haja constrangimento e ninguém seja atrapalhado.

7. Faça outros tipos de treino se sua raia estiver muito lotada: Se a sua raia estiver muito cheia, aproveite para fazer treinos mais técnicos e devagares, treino com pranchas e flutuadores só de pernas, entre outros.

8. Mantenha distância do nadador à sua frente: O ideal é manter cerca de 5 metros ou 5 segundos de distância, pois a pior coisa é ter alguém tocando, ou muito próximo aos seus pés, enquanto você nada. Ao menos que a intenção seja treinar nadando na “bolha” do nadador à sua frente.

9. Ao descansar, mantenha-se ao lado esquerdo da parede: quando você terminar de nadar ou for descansar, não pare no meio da raia. Mantendo-se ao lado esquerdo, os nadadores que continuam treinando poderão fazer a virada e se manter pelo lado direito.

10. Peça desculpas se esbarrar em alguém: aqui vale a boa e velha educação. Se você acabar batendo na mão ou pé de outra pessoa, peça desculpas e certifique-se de que a pessoa não se machucou.

 

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral