Amaral é anfitriã da Maior Aula de Natação do Mundo

Natação como aliada ao seu sistema imunológico
08/06/2015
Alunos da Amaral participam do desafio dos 60 tiros de 100m
25/06/2015

Crianças e adultos do mundo inteiro participaram ao mesmo tempo, no dia 18 de junho, da “Maior Aula de Natação do Mundo” (The World´s Largest Swimming Lesson – WLSL). Essa foi a sexta edição do evento – e 5º no Brasil -, que tem o objetivo de levar a conscientização sobre a importância das aulas de natação e medidas de segurança na água. A Amaral não ficou de fora dessa e, pela quarta vez consecutiva, foi um dos mais de 900 locais anfitriões que realizam a atividade simultamenamente, durante 30 minutos, ensinando questões de segurança e bem estar aos participantes.

IMG_5165

“As aulas de natação salvam vidas, mas além de saber nadar é preciso que as pessoas tenham consciência de outras medidas simples de prevenção na água, que evitam acidentes e permitem usufruir do ambiente com toda a segurança e satisfação”, explica o professor Fernando Amaral.

Os afogamentos, infelizmente, continuam a ser a segunda causa de morte acidental de crianças abaixo de 14 anos (EUA). Internacionalmente, a Organização Mundial da Saúde estima que o afogamento é uma das 5 principais causas de morte de pessoas entre 1 e 14 anos em 48 dos 85 países monitorados. No Brasil, o afogamento, segundo o Ministério da Saúde, é a segunda causa de mortes de crianças de 1 a 9 anos.

“Além de saber nadar é preciso que as pessoas tenham consciência de outras medidas simples de prevenção na água, que evitam acidentes e permitem usufruir do ambiente com toda a segurança e satisfação”

Por este motivo, há mais de 30 anos, a Amaral Natação trabalha conteúdos de salvamento e prevenção aquática ao longo do ano, dentro do seu planejamento de aulas e também por meio de outros eventos como “aulões” e palestras.

“AULAS DE NATAÇÃO SALVAM VIDAS!”

A Amaral é a única escola de natação em Curitiba com 7 piscinas, uma para cada faixa etária, e por isso abriu suas portas para participantes de todas  as idades; de bebês, com suas mães e pais, à adultos, idosos e competidores.

IMG_5066A mãe da pequena Vitória, de apenas 4 anos, observava a filha participar das atividades com um sorriso estampado no rosto. Segundo ela, a empolgação da pequena ao ir à aula, apenas reforça a importância da natação desde cedo. “Me deixa segura saber que ela, com a idade que tem, já sabe nadar. Mesmo que eu esteja sempre presente, caso seja preciso, ela saberá o que eu fazer”, comenta.

IMG_5183Os irmãos Michael e Nicolas, 14 e 11 anos respectivamente, também não ficaram de fora. Quando questionados sobre a o objetivo do evento, não demoraram a responder: “Salvar Vidas”. Durante a aula, ouviam tudo o que a professora tinha a dizer e aprenderam que, mesmo sabendo nadar, é preciso ficar atento. “Muitas vezes, as pessoas esquecem as noções básicas de natação, que são importantes para evitar afogamentos”, ressalta o mais velho.

UM NOVO RECORDE

Ao fim do evento, todos receberem um certificado de participação na Maior Aula de Natação do Mundo. Agora, é torcer para que o número de participantes bata o recorde atual, alcançado no ano passado (36.564 pessoas), e entre para o Guinnes Book. 

IMG_5243

O QUE OS PAIS PRECISAM SABER PARA AJUDAR SEUS FILHOS A FICAREM SEGUROS DENTRO E NO ENTORNO DA ÁGUA: 

É importante lembra que a supervisão dos pais é muito fundamental no entorno da água. Afinal, afogamento é silencioso e pode acontecer em segundos. Sempre há risco associado quando se está dentro, sobre ou próximo da água. Mas, a perda de uma vida por afogamento PODE e DEVE ser prevenida e nós temos o poder para fazer isso acontecer.

Estar seguro dentro ou no entorno da água requer mais do que só aulas de natação. Requer constante e cuidadosa supervisão das crianças, cercar apropriadamente a piscina, ter equipamentos de segurança adequados, proteger contra os perigos e um entendimento que segurança é uma responsabilidade pessoal. Aprender a nadar e a exposição as habilidades de segurança aquática e mensagens que aulas de natação oferecem uma base para a prevenção de afogamento para toda vida.

banner-footer

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral