Aulas de natação são importantes, inclusive, no inverno

Com o fim do calor, as pessoas costumam fugir das atividades físicas e o movimento em academias e escolas de natação geralmente cai. Mas elas esquecem que, com a chegada do frio, muitas doenças respiratórias costumam aparecer e, ao contrário do que pensam, o esporte é recomendado para aqueles que sofrem com isso, mesmo no inverno.

A umidade do ambiente das piscinas, com temperaturas reguladas, são ótimas aliadas no combate a asma e a bronquite, por exemplo, ocasionadas pelo tempo seco. Além de hidratar as vias respiratórias, evita o ressecamento e previne o aluno de alergias, sangramentos nasais e crises respiratórias.

MANTER A REGULARIDADE É FUNDAMENTAL

A natação estimula o sistema cardiorrespiratório, pois faz com que o tórax permaneça submerso durante todo o exercício, desafiando os músculos correspondentes a vencerem a resistência causada pela água. Desta forma, auxilia no controle da respiração, promovendo um aumento da capacidade pulmonar.

E é por isso que o professor Gerson Luiz Stall, da Escola de Natação Amaral, ressalta a importância de manter a regularidade nas aulas de natação em qualquer época do ano. “Se o aluno parar durante o inverno, por exemplo, todos os benefícios que ele alcançou atéo momento, vão diminuir. Consequentemente, sua vulnerabilidade a doenças vai aumentar”, explica.

Além disso, segundo ele, o organismo do aluno precisa se adaptar a essa troca de temperaturas, principalmente nas cidades onde essa variação éconstante. “Quando o aluno se expõe aos diferentes tipos de temperaturas, facilmente se adapta a eles”, destaca.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Assim como em qualquer época do ano, para que as aulas de natação durante o inverno também sejam bastante proveitosas, alguns cuidados simples devem ser levados em conta. O professor Gerson orienta que os alunos coloquem o roupão ao sair da piscina, principalmente as crianças, sequem bem os cabelos e tomem o banho normalmente. Mas, aconselha: “Sempre digo para eles diminuírem, durante o último minuto de banho, a temperatura da água. Assim, eles jávão preparando o corpo para o clima láde fora”.

Em seguida, uma vez que estejam bem agasalhados, é importante também aguardar durante quatro ou cinco minutos, antes de ir embora. “É um tempo curto, que você pode usar para se hidratar ou comer alguma coisa, mas que ajudar a preparar seu corpo”, comenta o professor.

Para isso, opte por locais onde a circulação de ar seja maior. A Amaral Natação, por exemplo, oferece salas de espera aconchegantes, além de uma cantina aos seus alunos.

 

Agora que você está bem informado, não há desculpas para deixar de frequentar as aulas de natação no inverno! E se você ainda não começou as suas, que tal saber por que a Escola de natação Amaral é a escolha certa para você e sua família?

Aproveite também para conhecer outros benefícios que a natação proporciona

 

banner-footer

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral