Bronquite: Saiba como a natação pode ajudar

Geralmente quem tem bronquite, asma ou bronquite asmática sofre bastante com o terrível e constante “cansaço”, resultado de uma dificuldade respiratória. A prática de exercícios físicos – junto a outros fatores, como o próprio acompanhamento médico – contribui para reverter a situação. Mas quando se trata das várias atividades que beneficiam a saúde e ajudam a melhorar a circulação de ar nos pulmões, há uma que se destaca e é muito recomendada para crianças e adolescentes: a natação.

A natação é a atividade que mais oferece benefícios por ser um dos melhores exercícios aeróbicos e trabalhar diretamente a respiração do aluno, aumentando o fluxo de ar nos pulmões. Além disso, a água facilita a entrada de ar nas vias aéreas devido à umidade e, por ser um vasodilatador natural, melhorando a circulação sanguínea.

A medida que o exercício é praticado, o organismo responde ao maior consumo de oxigênio. A pressão que a água exerce sobre o tórax, faz com que ele tenha que forçar os músculos inspiratórios para pegar o ar, já que a dilatação torácica está dificultada pela pressão da água – para soltar o ar também é requerida uma força maior dos músculos expiratórios. Desta forma, o esforço repetido várias vezes traz um efeito positivo na respiração do aluno.

Em pouco tempo, os resultado já podem ser notados. Com o exercício feito de forma moderada, os brônquios são dilatados e a musculatura responsável pela inspiração e respiração é fortalecida e tem suas dimensões expandidas. Essa melhoria, no entanto, não significa que o aluno esteja curado e deva encerrar a atividade, muito pelo contrário. O ideal é que a prática seja mantida, justamente por ser um esporte que só traz benefícios.

PERSISTÊNCIA FAZ PARTE DO PROCESSO

Durante os primeiros meses, o pulmão começa a ser explorado em novas áreas e o ar passa por lugares que antes não eram possíveis – devido as inflamações adquiridas com o tempo – e, por isso, a dificuldade no início é muito comum. Embora alguns desconfortos, como a fadiga e o desgaste físico, incomodem neste primeiro momento, o importante é não desistir. Consequentemente, o esporte se torna um grande aliado contra os sintomas da bronquite.

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral