Cuidados Femininos E Dicas Para Mulheres Aquáticas

Que a natação é uma excelente opção para manter a saúde e corpo em dia todos já sabem. Mas muitas mulheres se preocupam bastante com os cuidados de beleza na hora de praticar esportes aquáticos, principalmente com os efeitos do cloro no cabelo e na pele. Para quem pratica esportes aquáticos esporadicamente, essas questões interferem muito pouco, porém quando se pratica mais constantemente, é necessário tomar alguns cuidados para não prejudicar a beleza.

Cabelos

O cloro é um dos dos maiores vilões para o cabelo, pois resseca e pode deixar os fios com um tom esverdeado, principalmente as mulheres loiras ou com cabelo tingido. Muitas academias de natação não trabalham com piscinas cloradas, utilizando apenas ozônio e sal como métodos de tratamento. Na Amaral, por exemplo, o tratamento é feito através da hidrólise do sal, tornando-o menos agressivo para pessoas que são alérgicas ou sensíveis.

A indústria de cosméticos cresceu muito e tanto a qualidade quanto a quantidade de opções disponíveis são enormes. Hoje em dia existem diversos cremes que podem ser usados no cabelo para deixá-los tão ou até mais bonitos do que antes da água.

Antes da água:

Molhe os cabelos

Uma dica bem bacana é molhar os cabelos antes de entrar na água, pois com os fios molhados fica mais difícil para o cloro penetrar nas escamas abertas.

Leave-In

Produtos como os leave-in próprios para mar e piscina são excelentes opções para manter os cabelos hidratados, pois é justamente a porosidade dos fios que os enfraquece e os deixa esverdeados.

Touca

As toucas contribuem muito para evitar que os fios do cabelo entrem em contato direto com a água. Nós recomendamos os modelos feitos de silicone, pois são mais maleáveis e fáceis de colocar, quebrando menos os fios. Se você quiser cuidar mais ainda, use 2 toucas, uma de lycra por baixo da de silicone, para reduzir ainda mais o atrito com os fios. Inclusive você pode colocar a touca com o leave-in.

Depois da água:

Shampoo e condicionador

O ideal é usar um shampoo anti-resíduo, pois ele ajudará a retirar o cloro do cabelo e fará uma limpeza mais profunda. Porém ele também acaba deixando o cabelo mais ressecado, portanto invista nas máscaras semanais e faça a hidratação, pois eles irão ajudar a reconstruir os fios, devolvendo brilho, saúdo e maciez ao cabelo. Outra opção são os shampoos à base de silicone, pois ele irá lubrificar os fios danificados e suprir os lipídios naturais, formando um filme protetor. Ele também facilita na hora de pentear o cabelo.

Não esqueça de passar condicionador também, pois ele neutraliza as cargas estáticas que ficam no cabelo após a lavagem e ajudam a alinhar os fios e selar as pontas duplas.

Hidratação

A hidratação dos fios é muito importante para que eles se mantenham saudáveis. Pode-se usar máscaras, ampolas e finalizadores com a ação hidratante. Os que contém queratina são os mais indicados, pois segundo especialistas, ajudam na recomposição das escamas capilares. A frequência da hidratação irá depender do nível de ressecamento dos fios.

“Os produtos hidratantes criam uma película protetora ao redor dos fios, protegendo-os dos agentes agressivos como o sol, o sal, o cloro e os ativos à base de cobre. É necessário, também, hidratar o cabelo no salão regularmente”, diz a Dra. Tatiana Gabbi.

Seque o cabelo

Procure evitar sair da academia de natação com os cabelos molhados, ainda mais se perceber que o cabelo irá demorar a secar, pois isso acaba com os fios e faz o cabelo cair. Use um secador com temperatura fria ou morna.

Pele

Você deve tomar alguns cuidados, tanto antes quanto após sair da água, para garantir uma cútis livre de ressecamento e da ação de microorganismos. Tente evitar o uso de sabonetes esfoliantes ou qualquer tipo abrasivo que diminua a oleosidade natural da pele. O cloro já deixa a pele mais seca, então esses produtos vão acabar tirando a película protetora da cútis e fazer a pele ficar mais sensível.

Óleos e cremes

Após sair da água, limpe bem a pele para retirar todos os resíduos químicos e aplique a hidratação. É importante que você hidrate a pele com óleos e cremes, porém use somente após sair da piscina para não interferir na qualidade da água, que pode ficar com uma camada oleosa. Use de preferência cremes à base de ureia, pois eles são bastante eficazes.

Lipossomos e ceramidas

Antes de entrar na água é recomendado também o uso de produtos à base de lipossomos e ceramidas, pois um encapsula as células, impedindo o contato com o cloro, e o outro retêm água do corpo, funcionando também como uma película de proteção.

Protetor solar

Lembre-se também que se for nadar ao ar livre, aplique um protetor solar pelo menos meia hora antes de entrar na água, de preferência com FPS acima de 30 e a prova d’água.

Chinelo

Utilize chinelos e procure evitar andar descalço nos arredores da piscina, pois devido à umidade, há chance de proliferação de fungos.

Alimentação

Nós somos o que comemos. A alimentação é muito importante para o bem estar da pele, por isso, o ideal é consumir alimentos que mantenham sua emulsão epicutânea natural (oleosidade protetora), encontrados, por exemplo, no azeite.

Unhas

Passar muito tempo na água fará com que seu esmalte descasque mais rapidamente e suas unhas fiquem mais enfraquecidas, devido à umidade. De acordo com especialistas, as unhas são compostas por queratina e estão sujeitas à ação do cloro. Portanto, você deve tomar certos cuidados antes e depois de ir à praia ou piscina, passando produtos como por exemplo, bases.

Para deixar suas unhas mais fortes, aplique um hidratante à base de ureia, como comentamos acima, porém nas mãos. Evite os esmaltes com secagem rápida, pois esses destacam mais facilmente. Para que o esmalte dure mais, a dica é passar top coat, para finalizar o acabamento e aumentar a durabilidade.

As dicas acima irão ajudá-la a amenizar alguns problemas que podem surgir com a prática de atividades aquáticas, portanto use essas dicas para não deixar que esses problemas lhe afetem. O mais importante é não parar de nadar!

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral