Natação: Confira dicas de alimentação antes e depois do treino

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para quem quer obter bons resultados dentro e fora da piscina. Os carboidratos, por exemplo – pães, cereais, arroz, massas, milho, batata, aipim -, devem compor de 55 a 66% da dieta de um atleta, pois o exercício reduz os níveis de glicogênio muscular. Além disso, é importante se atentar à hidratação durante a prática do esporte.

Confira algumas dicas essenciais para o dia a dia, que vão te ajudar a manter o corpo saudável e em boa forma:

ANTES DO TREINO

Uma a duas horas antes do treino de prioridade a ingestão de água e carboidratos; evite o consumo de gorduras. Além disso, não se deve praticar exercício físico em jejum, pois pode haver um rendimento baixo e falta de energia. Opte por uma alimentação mais leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte.

DURANTE O TREINO

Há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouco percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água à beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino.

Além disso, acrescentar o carboidrato adia o cansaço e prolonga a atividade. Desta forma, você pode utilizar bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, repondo as perdas pelo suor.

APÓS O TREINO

Após gastar sua energia na piscina, procure consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas, para repor esses nutrientes perdidos durante o exercício e promover a sua recuperação muscular.

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral