Natação e Emagrecimento: tudo a ver!

Está iniciando uma dieta alimentar, mas não sabe quais exercícios fazer? Ou pensou em academia, corrida, mas não se animou tanto? A natação pode ser a sua melhor opção!

Aliada do emagrecimento, a natação é uma atividade aeróbica completa, que pode ajudar você a perder até 770 calorias em uma hora. Tudo vai depender do estilo do nado e do treino aplicado. A principal vantagem do esporte está no aumento do consumo do oxigênio, com muitas variações da frequência cardíaca e com baixo risco cardiovascular – o que é excelente para o emagrecimento.

Além disso, praticar o nado traz outros benefícios em conjunto, como a melhora na respiração, o combate de doenças como asma e bronquite, e o fortalecimento muscular em todas as partes do corpo. A resistência da água para o deslocamento colabora muito para isso.

Entretanto, vale ressaltar que, como qualquer atividade física, é necessário trabalhar alguns hábitos em conjunto. Alimentação balanceada, boas horas de sono (entre 6 e 8 horas) e disciplina na hora de vir nadar são fundamentais. Também é importante sempre se desafiar, pedindo ao professor da natação que promova diferentes ciclos de treino, com objetivos distintos (condicionamento, força, resistência etc).

NATAÇÃO: CONFIRA OS ESTILOS, A PERDA CALÓRICA E OS BENEFÍCIOS PRINCIPAIS*

Crawl – 560 kcal

Mais veloz, este estilo trabalha bastante o bumbum e as pernas, como o interior das coxas.

Borboleta – 770 kcal

Exige mais condicionamento, força e flexibilidade. Fortalece peito, costas, sendo um exercício mais completo.

Peito – 700 kcal

Peitoral, abdômen, pernas. É um exercício que exige bastante do condicionamento físico.

Costas – 490 kcal

Exigindo muito das pernas, o estilo Costas também ajuda no fortalecimento dos braços e daquela parte incômoda às mulheres no braço, o “tchauzinho”.
*Valor calórico médio, considerando 1 hora de natação.

FREQUÊNCIA E METRAGEM

Para novos alunos e alunas iniciantes é recomendado fazer natação de 2 a 3 vezes por semana. Além disso, é importante sempre aumentar a quantidade de metros nadados, para sempre desafiar o corpo e render mais o exercício.

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