• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

autoestima

Escola de Natação Amaral realiza desafio

Desafio de 81 tiros de 100m traz bem-estar e eleva a autoestima dos atletas da Amaral Natação

No dia 11-07-14, a Escola de Natação Amaral realizou o desafio de 81 tiros de 100m. Em ocasiões anteriores já foram realizados outros desafios, como: 1.000m borboleta, 4.000m medley, o 50 x 200m, 100 x 100m, dentre outras formas desafiadoras de nadar. Este ano em maio foi realizado os 61 tiros de 100m, agora em julho os 81 x 100m e em outubro acontecerá os 101 tiros de 100m.

Os desafios têm como objetivo fazer com que os alunos da academia interajam e, juntos, vençam seus próprios limites. Neste desafio de julho, a cada dois segundos os atletas partem para nadar a distância de 100m, sendo dada uma nova partida a cada 2 minutos da partida anterior. Por exemplo, se ao dar a partida o nadador percorreu os 100 metros em 1minuto e 40 segundos, ele tem 20 segundos de pausa para uma nova saída para nadar mias 100 metros. E essa rotina se repete 81 vezes!

autoestima

Com o tempo, o cansaço bate em cada atleta, mas a motivação de vencer o desafio é maior que esse desgaste. Ao final de cada bateria, o sentimento é gratificante e a autoestima fica elevada.

Em eventos como esse, as palavras motivacionais dos professores são fundamentais. A cada parada para reidratação, ele entra em cena e conversa com os cada atletas, incentivando a persistencia de cada um. O caminho é longo, claro, mas o sentimento de vitória recompensa todo o esforço.

“Além de precisar estar bem fisicamente, é fundamental que você esteja motivado e com um bom preparo mental ao longo da atividade. No início é preciso conter a ansiedade, dominar o seu ritmo, para não faltar energia. Quando o corpo começa a sentir os sinais de fadiga e ela vai acumulando é a mente que o ajuda a persistir.” – É o que diz o professor Fernando Amaral, que nadou, ao lado de outros nadadores, homens e mulheres das mais variadas faixas etárias e níveis de condicionamento, o desafio de 81 tiros de 100m.

Na piscina, os nadadores mais experientes ajudam os iniciantes e, cada um ao seu ritmo, vão superando seus próprios limites, não só os do corpo, mas sobretudo da mente. Todos podem participar! Os alunos encontram ajuda e forças olhando para o lado e vendo os colegas superando seus limites também.

Ao final do desafio, os resultados são supreendentes. Apesar de cansados, a animação é visível em cada atleta, as energias ficam renovadas, e a autoestima está em níveis altíssimos.

O professor Fernando também fala sobre o poder que realizar tem sobre a autoestima de cada pessoa: “A prática regular de qualquer atividade física irá ter reflexos na autoestima de quem a realiza. Além da rotina de exercícios, estabelecer um desafio com uma meta possível de ser cumprida, e realizá-lo, traz um sentimento de superação e confiança muito legal!”.

Após tamanha superação, os atletas descansaram comemorando seus resultados numa festa, com muita pizza e descontração.

autoestima

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário:

Fale pelo Whats!