• A Única com 7 Piscinas

    • Home
    • News
    • Single News

Blog

Screen Shot 2017-06-27 at 13.36.28-min

A Importância da Atividade Física no Inverno

É importante praticar atividades físicas durante todas épocas do ano, mas devemos reforçar a importância delas no inverno. Muitas vezes, as pessoas acabam dando uma “pausa” durante essa época mais fria do ano e todos os resultados e ganhos vão por “por água abaixo”.

A Natação

A natação é um dos esportes mais completos que existe, pois trabalha todos os músculos do corpo. Já falamos sobre benefícios da natação diversas vezes aqui no blog, mas vamos relembrá-los novamente. Confira!

Fortalecimento das vias respiratórias

Algumas pessoas, erroneamente, acabam evitando a prática de esportes aquáticos, pois acreditam que isso irá agravar os sintomas dos problemas respiratórios, que são comuns no inverno. Porém, é exatamente a baixa umidade do ar que contribui para a contração de gripe, resfriado, dor de garganta, rinite, bronquite, etc. Devido o fato de a natação ser praticada é um ambiente úmido com temperaturas reguladas, é favorável para reduzir e prevenir os sintomas dessas doenças típicas de inverno, melhorando também seu sistema imunológico.

Além disso, a natação ajuda a fortalecer os músculos torácicos, com os exercícios de respiração, aumentando o volume dos pulmões e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Controle do peso

A natação ajuda a queimar calorias e controlar o peso, durante época em que tendemos comer mais e comidas mais calóricas. Obviamente a frequência e intensidade dos treinos alteram os resultados, mas é importante não deixar de ir aos treinos durante o inverno.

Condicionamento físico

Além de ajudar na perda de gordura, a natação fortalece diversos músculos do corpo que são trabalhados durante a prática. Por exemplo: braços, pernas, costas, abdômen, entre outros. Devido ao fato de a água ser 12 vezes mais densa que o ar, exercícios na água são mais eficientes e aumentam a sua resistência.

Alivia as dores

A natação ajuda a aliviar as dores musculares e melhora as articulações. Isso porque, dentro da água, é possível diminui quase que por completo o peso do corpo e impacto nas articulações. Com o efeito da água, seu movimento acaba tendo mais amplitude.

Reduz ansiedade e depressão

De acordo com pesquisas, a prática regular de exercícios físicos ajuda a reduzir a ansiedade e atenuar os sintomas da depressão. Nadar libera uma sensação de independência, segurança e liberdade, causando um relaxamento mental.

Melhores noites de sono

Poucas pessoas sabem, mas a natação ajuda a combater a insônia, que também está ligada ao estresse. Porém, para se obter um melhor resultado, os exercícios devem ser praticados de forma regular.

Melhora o colesterol

Tanto a natação, quanto a hidroginástica, ajudam a combater o colesterol. Atividades aeróbicas como essas, aumentam o HDL (colesterol bom) e mantém as artérias saudáveis e renovadas.

 

Agora que você já sabe da importância e dos benefícios de se praticar a natação no inverno, não deixe de praticá-la! Venha para Amaral!

 

facebooktwittergoogle_plusmailby feather

Deixar um comentário: