A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Com certeza você já deve ter escutado que para a maioria dos problemas de saúde,a natação pode ser uma ajuda e tanto. Mito ou verdade? Sem dúvida alguma, verdade, afinal este esporte é muito completo e trabalha com inúmeras partes do corpo.
Entretanto, há algumas questões que trazem dúvidas, tanto para os praticantes de natação quanto para quem ainda não é fã do esporte. Esse artigo é sobre isso, trazendo 4 mitos ou verdades sobre um dos esportes mais praticados no mundo. Confira:
Mito ou Verdade?
“Ao nadar, você não precisar beber água, pois já está dentro dela”.
MITO. O corpo também transpira na água ao realizar exercícios de longa duração. A única verdade neste caso é que estando dentro d’água não percebemos o suor. Normalmente, se o treino for de leve ou média intensidade, o ideal é em torno de 300 ml a 600 ml de pré-hidratação. Caso, ele seja mais intenso, provavelmente o atleta irá parar no meio do treino para tomar mais água.
Mito ou Verdade?
“Hidroginástica emagrece e enrijece o corpo”.
VERDADE. Essa modalidade é muito boa para quem quer tonificar o corpo e emagrecer. Em aproximadamente uma hora de aula, o praticante perde em torno de 500 calorias e com algumas aulas o corpo já fica mais forte. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, hidroginástica não é só para a terceira idade; mas sim pra quem deseja um esporte completo dentro da água.
Mito ou Verdade?
“Natação faz crescer.”
PARCIALMENTE VERDADE. Nenhum esporte faz crescer diretamente. Entretanto, a natação é o esporte que mais estimula o hormônio (GH/IGF-1). O que acontece é que a alta intensidade do treinamento parece ocasionar uma modulação metabólica importante. Este esporte ajuda o corpo a funcionar melhor, consequentemente acontece um melhor aproveitamento de suas potencialidades, entre elas a estatura.
Mito ou Verdade?
“Nadar faz com que o corpo libere endorfinas, gerando sensação de bem-estar.”
VERDADE. Principalmente em treinos mais intensos, o corpo libera um neuro-hormônio, chamado endorfina – substância relacionada ao prazer. Primeiro, porque a natação provoca um estímulo muscular muito grande. Segundo, por ser praticado na água, a força executada é proporcional a força de resistência que se recebe.
