Aulas de natação ajudam a emagrecer!

Muita gente quer ficar em forma, eliminar as “gordurinhas extras” e definir os músculos, não é mesmo? Pois saiba que as aulas de natação são ideias pra quem quer emagrecer. Afinal, a natação é um esporte completo e ajuda a perder até 770 calorias em uma única hora! Tudo vai depender, é claro, do estilo de nado e do treino aplicado.

São vários os benefícios de quem opta pela modalidade, principalmente quando se está fora de forma. A principal vantagem das aulas de natação está no aumento do consumo do oxigênio, com muitas variações da frequência cardíaca e com baixo risco cardiovascular – o que é excelente para o emagrecimento! -, além de auxiliar também no condicionamento cardíaco.

Saiba como a natação ajuda quem sofre de problemas respiratórios

Como qualquer atividade física, entretanto, é necessário trabalhar alguns hábitos em conjunto com as aulas de natação: alimentação balanceada, boas horas de sono (entre 6 e 8 horas) e disciplina na hora de vir nadar são fundamentais. Também é importante sempre se auto desafiar, pedindo ao professor da natação que promova diferentes ciclos de treino, com objetivos distintos (condicionamento, força, resistência etc.).

Estilos, perdas calóricas e benefícios:

Crawl – 560 kcal
Mais veloz, este estilo trabalha bastante o bumbum e as pernas, como o interior das coxas.

Borboleta – 770 kcal
Exige mais condicionamento, força e flexibilidade. Fortalece peito, costas, sendo um exercício mais completo.

Peito – 700 kcal
Peitoral, abdômen, pernas. É um exercício que exige bastante do condicionamento físico.

Costas – 490 kcal
Exigindo muito das pernas, o estilo Costas também ajuda no fortalecimento dos braços e daquela parte incômoda às mulheres no braço, o “tchauzinho”.

MASSA MAGRA

O ato de nadar, batendo pernas e executando braçadas contra a resistência da água, ajuda a construir a massa muscular magra e melhora a sua composição corporal global. Massa muscular magra é metabolicamente mais ativa do que o tecido de gordura, assim ocorre maior queima calórica em repouso.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA TAMBÉM É IMPORTANTE!

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação. Os carboidratos, por exemplo – pães, cereais, arroz, massas, milho, batata, aipim -, devem compor de 55 a 66% da dieta de um atleta, pois o exercício reduz os níveis de glicogênio muscular. Além disso, é importante se atentar à hidratação durante a prática do esporte.

Confira algumas dicas alimentares essenciais para o dia a dia, que vão ajudar a manter o corpo saudável e em boa forma:

Antes da aula de natação

Uma a duas horas antes da aula de natação, dê prioridade a ingestão de água e carboidratos (evite o consumo de gorduras). Além disso, não se deve praticar exercício físico em jejum, pois pode haver um rendimento baixo e falta de energia. Opte por uma alimentação mais leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte.

Durante a aula de natação

Há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouca percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água à beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino.

Acrescentar o carboidrato adia o cansaço e prolonga a atividade. Desta forma, você pode utilizar bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, repondo as perdas pelo suor.

Após a aula de natação

Depois de gastar muita energia na piscina, procure consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas, para repor esses nutrientes perdidos durante o exercício e promover a sua recuperação muscular.

banner-footer

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral