5 motivos para você começar a praticar esportes aquáticos no outono

É natural que com a chegada das estações mais frias, algumas pessoas deixem de frequentar as aulas de atividades físicas. A vantagem das atividades aquáticas realizadas em piscinas cobertas e ambiente controlado, é justamente o controle do ambiente. Independente se lá fora está chovendo, garoando, ou frio, no ambiente da piscina, a água permanece sempre aquecida, proporcionando um ambiente adequado à prática esportiva.

Chuva, frio, gripes e resfriados, e até a preguiça de sair de casa, são alguns dos motivos destas faltas. Mas o que poucas pessoas lembram é que justamente é nesta época em que os benefícios da prática regular de exercícios são ainda mais importantes.

Dentre elas destacamos: o fortalecimento da musculatura respiratória, do fortalecimento do sistema imunológico, o gasto calórico proporcionado pela atividade, que além de evitar o acúmulo de gordura, proporciona um maior aquecimento do corpo, a sensação de prazer, uma maior qualidade do sono, maior disposição e energia dentre tantos outros benefícios.

Além disso, essas épocas do ano possibilitam um maior estimulo do mecanismo termo-regulador, que aumenta a capacidade de resistência do corpo humano.

#1 Boas noites de sono

Um dos benefícios da natação e que pouca gente conhece é que ele pode ajudar no combate a insônia, que está ligada ao stress do dia a dia.

#2 Redução do nível de ansiedade e depressão

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, a prática regular de exercícios físicos é capaz de reduzir o nível de ansiedade e atenuar os sintomas da depressão. Mas vale lembrar que os exercícios não vão melhorar situações mais graves relacionadas a essas doenças.

#3 Melhora do colesterol

A natação e hidroginástica, por exemplo, ajudam e muito no nível do colesterol. Por ser uma atividade aeróbica o HDL que é o colesterol bom aumenta, consequentemente as artérias se mantém saudáveis e renovadas.

#4 Fortalecimento da musculatura cardíaca

Os esportes aquáticos são ótimos porque trabalham inúmeros músculos e partes do corpo. Uma dessas partes que é muito beneficiada inclusive, é o coração. Com uma boa frequência nas aulas, a gordura que fica em volta deste órgão vai sendo eliminada, colaborando também para um melhor bombeamento do sangue.

#5 Controle de peso 

São os melhores exercícios para a queima de calorias, manutenção e controle de peso. Dependendo da frequência e intensidade do treino, o aluno irá perder mais ou menos peso. Item que é muito válido lembrar no outono e inverno, que são as estações em que as pessoas tendem a comer mais.

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