Afinal, alongamento antes ou depois da natação?

Essa pergunta é bastante comum em qualquer modalidade esportiva e se tratando das atividades aquáticas, não podia ser diferente. “Afinal, posso ou não me alongar antes de começar meu treino de natação?”.

Uma pesquisa realizada em 2008 pala Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, comprova que alongar antes de exercícios cíclicos e aeróbicos (correr, nadar, dançar) não ajuda em nada o atleta e pode, até mesmo, prejudicar seu desempenho durante a atividade.

Por isso, o mais indicado antes de cair na água é que o atleta faça um breve aquecimento, pois este eleva sua frequência cardíaca, irriga sangue para a musculatura e lubrifica as articulações. “Quando o corpo do atleta está quente, seus músculos funcionam com maior eficiência, o que proporciona movimentos com maior amplitude”, explica Fernando Amaral, professor da Escola de Natação Amaral.

Além disso, um bom aquecimento também traz outros benefícios à prática do esporte:

▪  Prepara os sistemas cardiorrespiratórios e circulatórios, melhorando o bombeamento do sangue e o transporte de oxigênio para os músculos;

▪  Envolve os músculos e as articulações em toda a amplitude de movimento, melhorando a flexibilidade e a eficiência do movimento;

▪  Contribui para que a bioquímica do corpo funcione de maneira ideal – os sistemas fisiológicos devem estar aquecidos em níveis ideias para que suportem um treino em alta intensidade;

▪  Contribui para prevenir riscos de lesões.

E COMO FAZER?

Durante 10-15 minutos, antes de começar seu treino, nade de forma suave, com técnica e baixa intensidade. Assim, você estará contribuindo para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e a lubrificação das articulações.

ALONGAMENTO: PÓS TREINO

Alongamentos são indicados  ao final dos treinos, pois, neste momento, os músculos estarão fadigados e precisando de relaxamento. É importante que não seja um alongamento realizado de forma excessiva ou que venha a sentir dor, pois assim pode causar lesões na musculatura. Sendo assim, após o término da atividade, reserve um tempinho  e realize alguns exercícios de alongamento, de forma confortável

 

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