Aulas de natação ajudam pessoas a superarem o medo de água!

Um adulto iniciante na natação e uma pessoa com fobia da água, representam situações completamente distintas. O iniciante apenas não teve a oportunidade de aprender a nadar quando criança, por algum contratempo da vida, enquanto o segundo caso refere-se aqueles que vieram a sofrer algum tipo de trauma e, por conta disso, devem buscar superá-los.

“Às vezes, a pessoa teve uma experiência negativa, ou de quase afogamento quando criança, e nunca mais quis entrar numa piscina, mar, ou praticar esportes aquáticos”, explica o Professor Fernando Amaral, que já recebeu em sua escola muito alunos com a fobia. Mas com um trabalho adequado, gradativo e com toda a orientação, pôde ajuda-los com a superação.

Muitas escolas de natação, como a própria Amaral, oferecem aulas especiais para esse público. O tempo é relativo, varia de pessoa para pessoa. Cada uma, em particular, tem seu tempo e seus limites.

Fernando explica o primeiro passo é a pessoa querer vencer este medo. Depois desse desejo, oferecer todo o suporte para ela vença seus medos e, cada vez mais, se sinta à vontade dentro d’água. Consequentemente, usufruir de todos os benefícios que o esporte tem a oferecer. “Na Amaral temos as turmas de iniciantes, onde, inclusive, se for o caso, o professor entra junto com o aluno, seja ele criança ou mesmo adulto”, destaca.

Para algumas pessoas, entrar na piscina já é uma vitória. Aos poucos ela vai se ambientando ao meio líquido, caminhando, se deslocando, colocando o rosto, coordenando a respiração na água, aprendendo a dominar o corpo na água e se deslocar nela das mais diferentes formas. Quando menos espera, o medo que outrora a afastava do prazer de nadar, torna-se apenas uma distante lembrança.

“Cada etapa é uma conquista que fortalece a sua confiança e auto-estima, e assim vai vencendo as barreiras que a impediam de usufruir desta atividade tão prazerosa, e aquilo que antes era uma experiência emocional ruim, vai dando espaço para uma experiência emocional positiva e gratificante”, conclui.

 

banner-footer

 

 

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral