Como a atividade na água pode ajudar na sua corrida?

A forma mais eficiente de melhorar sua corrida, é correndo, assim como na natação, é nadando. Claro.

Entretanto, a melhora não parte do ponto de trabalhar um fator isolado, mas sim de um somatório, que no final pode trazer resultados mais efetivos. Ai entra em questão o tema dessa matéria: como a atividade na água pode ajudar na sua corrida?

Primeiramente, vale lembrar que além dos benefícios na parte cardiorespiratória, a musculatura e as articulações ficam mais fortes com a prática da natação e, por si só, acabam auxiliando na corrida. E tem mais: um aspecto muito importante é que a água também aparece como ótima opção para auxiliar o trabalho recuperativo, já que a corrida exige muito dos músculos e articulações.

Um exemplo: quem treina corrida segunda, quarta e sexta, tem os outros dois dias da semana para recuperar o corpo; se feito na água, a recuperação será ainda mais efetiva, o que pode gerar um ganho no treino de corrida.

Valter Maione Filho, professor e técnico da equipe de Triathlon da Escola de Natação Amaral, conta que já teve várias experiências práticas nesse sentido ao analisar atletas que só corriam, e atletas que corriam e nadavam, ou que fazem o Triathlon.

“Percebe-se que nesses atletas que só correm, a ocorrência de lesão é bem mais frequente, e naqueles atletas que correm e nadam, a natação serve como uma forma de descontrair a musculatura, de relaxar. E ai praticamente a lesão e o estresse não existem”, explica.

Ainda há outra função. O professor Fernando Amaral cita, por exemplo, atletas que possuem algum tipo de lesão nos pés, joelhos, quadril ou coluna, e que não querem perder o bom condicionamento que tinham na corrida; eles podem fazê-lo na água: “O praticante de corrida continua mantendo o condicionamento no Deep Running, por exemplo, livre de impacto, onde se trabalha a força e capacidade cardiorespiratória, com movimentos similares aos da corrida, mas sem a sobrecarga na articulação, evitando lesões.”

Ambos os professores ressaltam que 20 min de corrida na água correspondem à aproximadamente 40 min de corrida fora, tendo uma exigência muscular pela resistência da água bem grande, mas sem sobrecarregar as articulações.

A natação, portanto, se posiciona como um complemento ao treino de corrida, viabilizando melhor qualidade dele. Além disso, o praticante vai poder contar com todos os outros benefícios que as atividades na água oferecem. Que tal?

Confira também: https://www.amaralnatacao.com.br/home/conteudo/447/6230/Natacao–10-beneficios-que-voc–nao-sabia-

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral