Deep Water: Método de reabilitação para corredores lesionados

Ficar afastado das pistas em virtude de lesões musculares ou articulares é a grande preocupação de qualquer atleta solo, sejam eles corredores, velocistas ou fundistas. Afinal, o tempo que o médico determina longe do esporte pode ser muito longo. Mas sabia que existe uma atividade aquática indicada principalmente para a recuperação dessas lesões? Assim, além de se manter ativo, o atleta não perde seu condicionamento físico – o que é vantajoso! Trata-se do deep water running (caminhada ou corrida em água), um trabalho que consiste em colocá-los para, literalmente, caminharem ou correrem na água.

A atividade é feita na parte funda da piscina, com a ajuda de um colete e alguns acessórios, que garantem a manutenção da flutuação do corpo e sobrecarga de trabalho enquanto se pratica exercícios e deslocamentos. Durante a aula de deep water, não é necessário mergulhar a cabeça ou saber nadar. É um trabalho feito totalmente sem impacto proporcionando grandes benefícios em flexibilidade, condicionamento físico geral, força e emagrecimento.

MAS COMO É POSSÍVEL?

A atividade do deep water pode ser leve ou intensa, mas qualquer pessoa pode praticar com segurança, graças ao uso cinto de flutuação preso à cintura do atleta, o qual permite que ele permaneça em pé na água sem encostar os pés no chão. A partir daí, é feito o treinamento de hidrocaminhada ou corrida, onde ele se movimenta dentro d’água, sem colocar os pés no chão, como se estivesse caminhando ou correndo no seco.

UMA ATIVIDADE ALIADA AO ESPORTE!

É comum, por exemplo, jogadores das equipes de futebol, após a disputa de jogos, realizarem na piscina um trabalho de recuperação da musculatura tão exigida. Na água, essa recuperação émais rápida do que fora dela, pois, além de prover uma rápida recuperação, ajudará a evitar e prevenir lesões decorrentes do desgaste físico.

Esse trabalho dentro da água também pode ser utilizado para aumentar o nível de força do atleta, por conta da resistência constante. Essa resistência também promove melhorias cardiopulmonares. Por isso, esse tratamento éaconselhado também ao longo da preparação dos atletas, como forma adicional de aprimoramento da capacidade aeróbica, e não apenas como tratamento de lesões.

Na Escola de Natação Amaral, o aluno tem aulas de deep water com profissionais capacitados, visando uma recuperação saudável e proveitosa. Por isso, que tal conhecer mais sobre nossos serviços agendando uma visita agora mesmo?

 

banner-footer

× Agende a sua aula agora!
//]]>