Saiba como melhorar seu desempenho nas aulas de natação

Depois de algum tempo, é comum sentir que as aulas de natação já não exigem mais tanto esforço de suas pernas e braços. Consequentemente, você começa a sentir que pode ir mais além: melhorar seu rendimento sem ficar tão ofegante ou mesmo cansado. O que é natural, afinal, a natação é um exercício físico como qualquer outro e exige uma evolução constante ao longo dos treinos.

Mas aí você se pergunta: como posso alcançar novos resultados? Simples: mudando sua rotina de treinos. Desta forma, você faz com que seu corpo não se acostume com a mesma carga de exercícios.

Pensando nisso, resolvemos selecionar 05 dicas que vão ajudar você a melhorar seu desempenho na natação.

TREINE COM REGULARIDADE

Pode parecer clichê, mas quem numa ouviu que a “prática leva a perfeição”? E é verdade! Manter as aulas de natação com regularidade é fundamental para qualquer pessoa que deseja alcançar bons resultados no esporte. Se você treinar menos que o ideal – pelo menos duas vezes por semana –, o corpo fica em um processo de descanso maior que o necessário e, consequentemente, não entra em adaptação. Ou seja, mesmo que você se empenhe durante o treino, seu corpo não se adaptará porque passará muito tempo sem se exercitar, perdendo desempenho.

VARIE A INTENSIDADE

Se você espera ganhar velocidade, é importante provocar estímulos com a ajuda da intensidade. Variar os estímulos fará com que seu corpo exija mais esforço na piscina. Desta forma, você aumenta a intensidade e, consequentemente, a velocidade também.

MAS VÁ DEVAGAR

Embora aumentar a intensidade seja importante para melhorar seu desempenho, é necessário que isso ocorra gradualmente, sem pressa. Exagerar nos treinos pode levar a lesões e à fadiga muscular. Por isso, recomendamos que seja feito sempre um treino leve para cada duas aulas intensas. Desta forma, seu corpo pode descansar.

NADE OUTROS ESTILOS

É importante lembrar que cada estilo de nado tem a sua especificidade, ao mesmo tempo em que todos eles se completam. Na braçada do nado peito, por exemplo, trabalha-se a sensibilidade dentro d’agua. Já o nado borboleta, trabalha a força abdominal. Desta forma, mesmo que você tenha um nado que goste mais, vale a pena apostar em outro tipo e aproveitar seus benefícios.

Conheça os estilos de nado

REAVALIE SEUS EQUIPAMENTOS

Um bom equipamento faz toda a diferença durante a aula de natação, contribuindo, inclusive, para melhorar seu desempenho no esporte.  Por isso, tenha certeza de que você está usando material certo e confortável:

Traje – Escolha maiôs e sungas que não sejam muito justos ao corpo e que oferecem pouco atrito. Além disso, opte por um material bastante resistente à corrosão de cloro e sal.

Touca –  De preferência, que ela seja de silicone. Ela ajudará a segurar seu cabelo e o protegerá do contato com o cloro e o sal. Além disso, vale destacar que para as crianças as toucas de pano são mais confortáveis.

Óculos – Os óculos devem oferecer conforto e proteção. Por isso, opte por aquele que melhor se encaixa ao seu rosto e que não precise apertar demais.

banner-footer

Amaral WhatsApp
Enviar Mensagem para Amaral