Não é à toa que a natação é um dos esportes mais completos que existe. Afinal, além de trabalhar todos os músculos do corpo, auxiliando também na saúde, proporciona bem…
Estudo com três populações longevas comprova a importância de hábito específicos, saudáveis, incluindo entre eles a prática de uma atividade aeróbica – como é a natação
Quais são as características que fazem determinadas pessoas viverem mais tempo e melhor?

Já pensou o que é necessário para passar os anos com bem-estar, disposição e saúde?
Pois bem. Em busca dessas respostas – e para entender o que faz o ser humano ganhar longevidade – é que conversamos mais de 40 minutos com Célio Amaral, fundador da Escola de Natação Amaral, de Curitiba (PR).
Referência no assunto, conhecido por sua excelente disposição, liderança e inteligência, Célio, sem revelar sua idade, conta que, em uma de suas viagens à Venezuela, leu uma reportagem que o chamou bastante à atenção.
Tratava-se de um estudo que identificou três grupos, cada em uma região da Terra (Japão, Itália e EUA), com alto índice de longevidade. Ou seja, muita saúde, bem-estar, forte vínculo social e, claro, muitos anos de vida com qualidade.
“Neste estudo foi identificado que todos continham cinco características em comum, responsáveis pela longevidade dos grupos. São elas:
1.Alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais, grãos. Os japoneses, por exemplo, com ricas quantidades de ômega 3 presentes em peixes e algas. Os Italianos com o consumo dos queijos. Em comum, sempre comendo nas quantidades corretas, evitando gorduras. O foco está na qualidade e quantidade das porções consumidas.
2.Todos eles praticavam alguma forma de atividade física, seja caminhando quilômetros na praia colhendo frutos do mar, seja sempre levantando cedo e cortando lenha, ordenhando vacas e pastoreando as ovelhas por mais de 10 km. A questão é que nos três grupos havia um componente aeróbico. Não era uma atividade de academia, musculação; era o trabalho funcional do dia-a-dia.
3. Ninguém fumava! Total ausência de tabagismo. Não existiam os
problemas das toxinas que o fumo produz.
4. Nos três casos, os grupos sociais eram muito fortes! Uma espécie de clã, onde existia muito respeito, compromisso, tradições e valores.
5.Por último, uma fé inabalável! Independente de uma religião, todos tinham fé em alguma força maior. Uma crença muito forte, que dá um sentido maior para a vida. Em suma, ter um motivo para viver!” Outro ponto ao se abordar a questão da Longevidade é o tempo, os anos.
O lema deve ser: Acrescentar mais vida aos seus anos, e não mais anos na sua vida.
Viver muito tempo e com qualidade de vida é o que todos almejam, claro.
Quanto mais tempo você viver com qualidade de vida, melhor! Entretanto, se você não for útil para alguma coisa, o que vale a vida? Buscar encontrar esse propósito é fundamental para a longevidade.
Célio Amaral defende ainda que a rotina, com as atividades e hábitos saudáveis estabelecidos, tem papel extremamente importante, mas que em certos momentos ela pode ser quebrada.
“Na alimentação existem nutrientes que devem ser consumidos diariamente, como proteínas, carboidratos, lipídios, minerais, vitaminas, fibras, entre outros. Mas ingerir uma taça de vinho de vez em quando também não faz bem?
”, brinca.
Outro ponto que deve ser combatido em busca da longevidade é o estresse, nos dias de hoje um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de algumas doenças.
“Por isso ao dominar o estresse você terá uma vida melhor. Bom humor e alegria também são fundamentais! Gastão Figueiredo era um nadador do Rio de Janeiro, que saía de Niterói e ia nadando até Copacabana. Morreu aos 94 anos, e até esse momento ele sempre foi ativo, sempre estava nadando e o mais importante, sempre feliz, com muito bom humor!”
Natação: esporte mais do que recomendado para pessoas que buscam uma vida longeva
Existe um programa de natação mundial, no qual se contempla competições para pessoas de mais idade. “Já vi um senhor de 100 anos e um de 109 anos nadando! Atletas de 90 anos com performances extraordinarias, com uma autonomia excelente!”, conta Célio Amaral, que participa há 28 anos na categoria “Masters”.
Ele conta que anota o tempo e resultado de todos os treinos na água, dia a dia, e que para cada prova estabelece uma meta.
“Para pessoas que querem ter foco, objetivo, propósito, é possível estender seus anos de vida com qualidade a partir de atividades aeróbicas, como a Natação, que vai maximizar todos os seus sistemas respiratório, cardiovascular, circulatório, digestivo, irrigação sanguínea cerebral etc, deixando seu corpo em funcionamento e cada vez mais vivo. O fator chave é a disciplina, o hábito, para nunca ficar parado!”, afirma.
Para quem não tem o costume de praticar os 5 valores citados acima, as dicas são:
– Comece devagar! Nem que seja uma caminhada curta, para levar o cachorro ao parque, por exemplo.
– Se mantenha ativo e não desista.
– Participe de um grupo social, para se relacionar com outras pessoas, existir troca de informação e compartilhar interesses.
– Viaje, dance, se alimente bem!
